Google Analytics Alternative

ENVELHECIMENTO CELULAR E AUMENTO DO RISCO DE COMPLICAÇÕES CARDÍACAS.

domingo, 19 de fevereiro de 2012
Estudo confirma que tamanho dos telômeros, reduzido pelo
envelhecimento e por hábitos ruins, indica probabilidade de doença.
Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, descobriram uma ligação direta entre o envelhecimento celular e o maior risco de ataque cardíaco e morte prematura.

Os resultados sugerem que o tamanho dos telômeros dos cromossomos, que são reduzidos ao longo da vida e também através de escolhas de estilo de vida tais como tabagismo e obesidade, podem indicar a maior probabilidade de doença cardíaca e de morte.

As descobertas fornecem aos médicos uma nova opção para testar, no futuro, a saúde celular real de uma pessoa.

Para a pesquisa, a equipe avaliou, durante 19 anos, cerca de 20 mil dinamarqueses e isolaram o DNA de cada indivíduo para analisar o comprimento do telômero, que serve como uma medida do envelhecimento celular.
Segundo os pesquisadores, os resultados foram claros. Se o comprimento dos telômeros foi curto, o risco de ataque cardíaco e de morte prematura foi entre 50 e 25% maior, respectivamente.

"Médicos sabem a algum tempo que o fumo e a obesidade aumentam o risco de doença cardíaca. Nós mostramos agora que esse aumento do risco está diretamente relacionado ao encurtamento dos telômeros. Assim podemos dizer que o tabagismo e a obesidade envelhecem o corpo a nível celular, de forma semelhante ao passar do tempo", explica o pesquisador Borge Nordestgaard.

O estudo também revelou que um em cada quatro dinamarqueses tem telômeros de comprimento tão curto que faz com que eles tenham quase 50% mais risco de ataque cardíaco do que a população em geral.

A equipe ressalta que estudos futuros terão de ser realizados para ajudar a entender o real mecanismo molecular pelo qual o comprimento dos telômeros curtos provoca ataques cardíacos.
Outra perspectiva possível para o futuro é que clínicos gerais possam realizar exames de sangue simples para revelar o comprimento dos telômeros de uma pessoa e, assim, seu desgaste celular.

Fonte: I Saúde, Envelhecimento celular aumenta risco de ataque cardíaco e morte prematura. Estudo confirma que tamanho dos telômeros, reduzido pelo envelhecimento e por hábitos ruins, indica probabilidade de doença. Acesso em 19/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário