Google Analytics Alternative

TOMATE COZIDO É CAPAZ DE RETARDAR CRESCIMENTO DE CÂNCER DE PRÓSTATA.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Em estudo, nutriente presente em tomates cozidos -
Licopeno -
ainda se mostrou capaz de matar células cancerosas.
Nutriente presente em tomates cozidos demonstrou em estudos laboratoriais retardar o crescimento ou até mesmo matar as células cancerosas da próstata.

Mridula Chopra e seus colegas da University of Portsmouth, no Reino Unido, testaram o efeito do nutriente licopeno sobre o mecanismo simples por meio do qual as células cancerosas sequestram o suprimento de sangue de um corpo saudável, a fim de crescer e de se espalhar.

Eles descobriram que o licopeno - que é o que dá ao tomate sua cor vermelha - intercepta a capacidade do câncer para fazer as ligações de que necessita para anexar-se a um suprimento de sangue saudável.

Os pesquisadores, da Faculdade de Farmácia e Ciências Biomédicas, agora estão pedindo testes para verificar se a mesma reação ocorre no corpo humano.

"Esta reação química simples demonstrou ocorrer em concentrações de licopeno que podem ser facilmente alcançadas pela ingestão de tomates processados", diz a diretora da pesquisa, Chopra.

O licopeno está presente em todas as frutas e legumes vermelhos, mas suas concentrações são mais altas no tomate e ele torna-se mais prontamente disponível e biologicamente ativo quando vem de tomates processados com uma pequena quantidade de óleo de cozinha.

"Eu saliento que os testes foram feitos em tubos de ensaio em um laboratório e que mais testes devem ser realizados para confirmar nossos resultados, mas a evidência laboratorial que descobrimos é clara - é possível interceptar o mecanismo simples que algumas células cancerosas usam para crescer em concentrações que podem ser alcançadas ao ingerir suficientes tomates cozidos", observa a pesquisadora.

As células cancerosas podem permanecer dormentes por anos, até que seu crescimento seja acionado por meio da secreção de substâncias químicas que iniciam o processo de vinculação das células cancerosas com as células endoteliais (células saudáveis guardiãs que forram os vasos sanguíneos) permitindo que as células cancerosas alcancem e se anexem ao suprimento de sangue.

Nos experimentos laboratoriais, o licopeno demonstrou interromper este processo de ligação sem o qual as células cancerosas não podem crescer.

Todas as células cancerosas usam um mecanismo similar (angiogênese) para "alimentarem-se" de uma fonte de sangue saudável, mas os pesquisadores enfatizaram a importância deste mecanismo para o câncer de próstata porque o licopeno tende a se acumular nos tecidos da próstata.

"O importante é que uma quantidade de licopeno suficiente chegue aonde ele é necessário. Sabemos que no caso dos tecidos da próstata, ele chega lá. Nós testamos isso nos laboratórios, mas ainda não sabemos se a mesma ação vai acontecer no corpo. Os indivíduos variam em quanto licopeno seus corpos deixam disponível para combater o crescimento das células do câncer e a capacidade do licopeno para 'interceptar' desta forma no corpo é susceptível a variar entre os produtos de tomate - tanto o processamento quanto o cozimento com gordura demonstraram previamente tornar o licopeno mais eficaz biologicamente O tipo de tomate que oferece o licopeno mais eficaz também é diferente e mais testes precisam ser feitos, para encontrar o melhor tipo de tomate para essa finalidade", diz Chopra.

Foi sugerido em suas pesquisas anteriores que os fumantes podem ter que consumir mais tomates do que os não-fumantes, a fim de obter os benefícios do licopeno, devido à presença de estresse oxidativo elevado nos fumantes.

Fonte: I Saúde, Tomate cozido é capaz de retardar crescimento do câncer de próstata. Em estudo, nutriente presente em tomates cozidos - Licopeno - ainda se mostrou capaz de matar células cancerosas. Acesso em 02/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário