Google Analytics Alternative

OS NÚMEROS DA OBESIDADE NO BRASIL.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Brasil é segundo no mundo em casos de obesos
mórbidos e cirurgias bariátricasAs informações da SBCBM
mostram, ainda, que
Curitiba está entre as capitais
com maior incidência da doença
O Brasil é o segundo país do mundo em número de obesos mórbidos e cirurgias da obesidade (bariátricas), perdendo apenas para os Estados Unidos. O número chega a 60 mil cirurgias em um ano. O dado é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). De acordo com o médico Alcides José Branco Filho, membro da sociedade e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital VITA Batel, em Curitiba, a capital paranaense está entre as capitais com maior número de obesos mórbidos, que podem ser tratados também com cirurgia, a qual pode levar a remissão o Diabetes tipo 2.

Segundo o especialista, há vários fatores que contribuem para a obesidade, relacionados à genética e a hábitos de vida. Os hábitos atuais, em que as pessoas costumam ingerir alimentos de maneira mais rápida, com produtos de alto valor calórico e se exercitar menos, contribui para a estatística. "O hábito alimentar é um fator determinante para a obesidade, mas não se pode ignorar o fator genético", complementa. " Sem contar que a obesidade é fator de risco para o acidente vascular cerebral (AVC) e infarto" .

Segundo Alcides, há casos de pacientes com 90 Kg que são obesos mórbidos e pacientes com 120 Kg que não são. Tudo depende do cálculo de índice de massa corporal (IMC), obtido por meio de uma fórmula matemática em que se divide o peso corporal pelo quadrado da altura. O valor ideal é abaixo de 25; se o resultado for maior ou igual de 35, o paciente é considerado obeso mórbido.

A cirurgia bariátrica, além de contribuir para a redução de peso, ajuda a controlar 30 doenças relacionadas à obesidade, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e apneia do sono. No Brasil, a cirurgia já é realizada há 13 anos. O médico explica que são feitos três tipos de procedimentos. A cirurgia restritiva, que diminui o estômago; a segunda técnica, quando se mexe no estomago e no intestino, e a terceira, na qual se mexe apenas no intestino.

Fonte: I Saúde, Brasil é segundo no mundo em casos de obesos mórbidos e cirurgias bariátricas. As informações da SBCBM mostram, ainda, que Curitiba está entre as capitais com maior incidência da doença. Acesso em 10/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário