Google Analytics Alternative

BONS EXEMPLOS DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS?

sábado, 11 de fevereiro de 2012
Hoje, parte da população não consome vegetais ou legumes,
batatas são a única exceção, muitos dos que consomem,
não chegam as quantidades adequadas.

Boa parte das calorias consumidas hoje provém são de carnes, embutidos, leite integral e derivados, produtos derivados da farinha branca e açúcares.  As crianças são as principais vítimas da má alimentação, pois estão em fase de crescimento e desenvolvimento e necessitam de nutrição adequada. Aumentou o número de adolescente que já apresentam resistência à insulina. Os idosos sofrem por não terem pensado na prevenção, e muitos desconhecem os benefícios da boa alimentação, ou seja, o que você consome ao longo dos dias, ao longo dos anos, não deixa de ser um investimento na própria saúde, pense bem, você pode estar desperdiçando até mesmo seu dinheiro com comida de baixa qualidade.

Hoje, parte da população não consome vegetais ou legumes, batatas são a única exceção, muitos dos que consomem, não chegam as quantidades adequadas.

Cozinhar demais, conservar por muito tempo os alimentos, além dos processos de fabricação são fatores para um consumo mínimo de nutrientes. O processo de produção da farinha, por exemplo, a remoção de grande parte do grão elimina, além de fibras, vitaminas do Complexo B e minerais como potássio e magnésio. O cozimento dos alimentos reduzem o ácido fólico e eliminam a vitamina C, processar e congelar carnes, reduz quantidades de vitaminas do Complexo B.

Além da alimentação ser deficiente, as formas de armazenamento e processamento destrói nutrientes importantes, ainda os alimentos são empobrecidos devidos certos formas de armazenamento e preparo, razões lógicas para você buscar orientações sobre os alimentos que está consumindo e melhorar sua qualidade de vida. Afinal, você merece!

Você quer bons exemplos de alimentos saudáveis?
AZEITE DE OLIVA NA PREVENÇÃO DE DERRAMES:
Se você estiver acima de 65 anos, quanto mais frequente você suar o azeite de oliva, menos provável é que você tenha um derrame. Esta notícia vem de um estudo francês publicado on-line 15 de junho de 2011, pela revista Neurology.

Os pesquisadores revisaram os registros médicos de mais de 7.600 idosos, de 65 anos ou mais, nenhum dos quais tinham tido um derrame. Os investigadores, então, dividiram o consumo de azeite de cada pessoa como "nenhum uso", "uso moderado" (para cozinhar ou uso em salada ou com pão) ou "uso intensivo" (para cozinhar e como molho de salada ou com pão).

Após cinco anos, 148 do grupo estudado haviam sofrido um derrame. Se tratando de azeite contra os fatores de risco conhecidos para acidente vascular cerebral, os pesquisadores descobriram que as chances de ter um acidente vascular cerebral foi 41% menor entre aqueles que usavam o azeite de oliva de forma "intensiva", em comparação com aqueles que não usavam. (Traduzido em Dr Weil blog, Olive Oil May Help Prevent Strokes, acesso em 02/09/2011).

PROTEÇÃO CONTRA O CÂNCER COM O CONSUMO DE BRÓCOLIS:
O brócolis é rico em fibras, entre as vitaminas e minerais que contém podemos citar o ácido fólico, vitamina C, cálcio. O sulforafano, substância benéfica também presente no brócolis é um composto que contém enxofre, capaz de impedir a formação de tumores de várias maneiras, podendo retardar os processos no interior das células danificadas. O sulforafano estimula as células a produzirem enzimas que formam uma linha de defesa contra tumores, fazendo parte do sistema de desintoxicação.

TOMATES, LICOPNEOS E PREVENÇÃO DO CÂNCER:
Nutriente presente em tomates cozidos demonstrou em estudos laboratoriais retardar o crescimento ou até mesmo matar as células cancerosas da próstata, o licopeno, um carotenóide que dá a cor avermelhada aos alimentos como o tomate. O consumo de licopeno mostra que, homens que consumem tomates cozidos têm risco reduzido de desenvolver câncer de próstata. Molho de tomate e tomates cozidos são mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes, além disso quando o molho é feito com azeite de oliva, aumenta sua absorção pelo licopeno ser solúvel em gorduras. O consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares, é um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras, vitamina C.

Consuma uma variedade de alimentos que contenham substâncias benéficas, incluvise o tomate, para melhor absorção do licopeno, adicione uma pequena dose de azeite de oliva às preparações com tomate, ou consuma molhos acompanhados por gorduras saudáveis.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário