Google Analytics Alternative

APNEIA DO SONO GRAVE AUMENTA O RISCO DE MORTE CARDÍACA EM MULHERES.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é caracterizada
 por episódios recorrentes de pausas respiratórias
 (apneias) ou respirações superficiais (hipopneias) durante o sono.
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é caracterizada por episódios recorrentes de pausas respiratórias (apneias) ou respirações superficiais (hipopneias) durante o sono. Estas anormalidades são decorrentes da obstrução da faringe, estrutura localizada na garganta. As consequências imediatas são quedas da concentração de oxigênio no sangue e um sono fragmentado e superficial. Elevação da pressão arterial, arritmias cardíacas e acidentes de trânsito são algumas das consequências maléficas da AOS.

A AOS severa associa-se a um aumento do risco de morte cardiovascular em homens, no entanto, não temos evidências científicas que comprovem esta associação em mulheres. Um pequeno estudo espanhol concluiu que a AOS severa aumenta o risco de morte cardiovascular também em mulheres, além disso, o tratamento da doença através de um aparelho que gera uma pressão positiva e contínua nas vias aéreas (CPAP) parece diminuir este risco.

Um total de 1.116 mulheres que foram encaminhadas de duas clínicas do sono da Espanha participaram do estudo.Informações sobre a severidade da AOS, bem como, o tratamento realizado através do uso de CPAP, foram analisados pelos pesquisadores.O tempo médio de acompanhamento das pacientes foi de 6 anos.

Em pacientes com AOS severa observou-se 3,71 mortes cardiovasculares para cada 100 mulheres/ano.No grupo controle, ou seja, sem AOS, esta taxa foi de apenas 0,28 mortes. A taxa de mortalidade no grupo das mulheres com AOS severa tratada através de CPAP foi de 0,5 mortes cardiovasculares.

Fonte: Annals of Internal Medicine. Texto em Portal do Coração, Apneia do sono grave aumenta o risco de morte cardíaca em mulheres. 18/01/2012. Acesso em 08/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário