Google Analytics Alternative

ABRANDE O ENVELHECIMENTO, PRESERVANDO SEUS TELÔMEROS.

domingo, 19 de fevereiro de 2012
Não podemos modificar a idade
mas podemos e devemos
agir sobre os fatores que
contribuem para preservar
o comprimento dos telômeros.


Os telômeros são as estruturas que estão implantadas nos terminais dos cromossomos. Quanto mais curtos forem os cromossomas mais aumenta o risco de envelhecimento acelerado e de doenças crônicas como o cancro e as doenças cardiovasculares. Há 8 conselhos para preservar os telômeros. Os telômeros são as estruturais terminais nos cromossomas que se encurtam cada vez que estes se dividem, até ao ponto em que já não é possível haver mais divisão celular (limite de Hayflick) ou seja, não há lugar a mais rejuvenescimento. Não podemos modificar a idade mas podemos e devemos agir sobre os fatores que contribuem para preservar o comprimento dos telômeros.

Permaneça magro
As pessoas obesas têm telômeros mais curtos que as magras. Mas há esperança pois os obesos que perdem peso vêm os telômeros alongar-se; quanto mais massa gorda se perde maior é o alongamento dos telômeros.

Exercício físico
Um estudo com 2401 participantes demonstrou quanto mais exercício físico as pessoas praticam, mais se alongam os seus telômeros. Isto vem mostrar o interesse da atividade física regular para prevenir o envelhecimento.

Diminuir o stress oxidativo e a inflamação silenciosa
O stress oxidativo está relacionado com as agressões por radicais livres de oxigênio às membranas celulares e aos organelos das células. Estes radicais são exacerbados pelo fumo, sol, poluição, álcool, abuso de medicamentos, exposição aos pesticidas e a metais pesados. O stress oxidativo acompanha-se sempre de inflamação! As pessoas com maior stress oxidativo e inflamação são as que têm os telômeros mais curtos. De notar que as substâncias naturais como o açafrão, as vitaminas C e E, o selénio e o zinco diminuem estas reacções aumentando o comprimento dos telômeros.

Vitamina D
Segundo um estudo em 2160 mulheres entre os 18 e os 79 anos, as que tinham os níveis mais elevados de vitamina D eram as que tinham os telômeros mais longos, equivalendo a menos 5 anos de envelhecimento celular.

Folatos (vitamina B9)
Os folatos (vitamina B9) fornecem substâncias apelidadas de grupos metilo os quais servem de percursores às bases azotadas que entram na composição do ADN e dos telômeros. Um estudo acaba de demonstrou que as pessoas com taxas elevadas de folatos têm telômeros mais longos. Encontramos esta vitamina nos espinafres, na couve, e nos espargos entre outros.

Suplementação com multivitaminas
Segundo um estudo publicado em Junho 2009 com 586 mulheres entre os 35 e 74 anos, as que consumiam mais vitaminas tinham em média mais 5.1% de comprimento nos telômeros.

Reencontre o equilíbrio
O comprimento dos telômeros tem sido associado, em diversos estudos, ao stress crônico e à depressão. Segundo a Dr.ª Elizabeth Blackburn, certas formas de meditação podem evitar os efeitos do stress e controlar os níveis de cortisol e insulina.

Vida Saudável
Finalmente, um estilo de vida sadio, que compreenda um regime rico em legumes e frutos, uma atividade física regular, a prática de relaxamento, ioga ou meditação está associado a maiores telômeros, em todos os estudos.

Fonte: Dr. Luis Romariz, É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto. 8/10/09. PRESERVE OS SEUS TELÓMEROS E ABRANDE O ENVELHECIMENTO. Acesso em 19/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário