Google Analytics Alternative

COMER FRUTAS CÍTRICAS REDUZ RISCO DE AVC EM MULHERES.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Compostos presentes em frutas cítricas podem reduzir o risco de derrames em mulheres. É o que sugere um estudo divulgado pela American Heart Association. Os resultados mostram que o consumo de grandes quantidades da classe de compostos conhecida como flavonóides, reduz em até 19% o risco de acidente vascular cerebral. Para a pesquisa, os investigadores utilizaram dados colhidos de 69.622 mulheres nos últimos 14 anos no Reino Unido, que relataram o que comiam a cada 4 anos.

A equipe, liderada por Aedín Cassidy, analisou seis tipos de flavonoides usados regularmente na dieta de norte-americanos e a relação deles com o risco de isquemias e hemorragias cerebrais.
Quando mulheres consumiam grandes quantidades de frutas cítricas, um tipo de flavonoide presente nos alimentos reduziu em até 19% o risco de derrames provocados por coágulos de sangue, que entopem os vasos sanguíneos do cérebro.

No estudo, os flavonoides vieram principalmente da laranja e do suco da fruta. Segundo os cientistas, a melhor forma de consumir os flavonoides benéficos é por meio das frutas, já que os sucos comerciais possuem muito açúcar.

Estudos anteriores já haviam mostrado a relação entre as frutas cítricas na diminuição do risco de derrames isquêmicos e hemorragia intracraniana.

Um estudo adicional descobriu que as mulheres suecas que comiam altos níveis de antioxidantes, cerca de 50% derivados de frutas e legumes, tiveram menor risco de derrame em comparação do que aquelas que consumiam níveis mais baixos de antioxidantes.

Apesar dos resultados positivos, os pesquisadores sugerem que mais estudos são necessários para confirmar a associação entre o consumo de flavonoides e o risco de derrame.

Fonte: I Saúde, Comer frutas cítricas reduz risco de acidente vascular cerebral em mulheres. Pesquisa revela que o consumo de grandes quantidades dos compostos conhecidos como flavonoides reduz em até 19% o risco de derrame. Acesso em 27/02/2012.

0 comentários:

Postar um comentário