Google Analytics Alternative

FRUTAS VERMELHAS: Parte II.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os frutos de coloração arroxeados como mirtilo, romã, açaí... são ricos em antocioninas, flavonóides, importantes ao antienvelhecimento, contribuem à função cerebral, com ação antioxidante e anticancerígena, inibem a formação de coágulos, protegem o sistema cardíaco, agindo também como antiinflamatórios.

São ricos também em ácido elágico, um dos mais poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o crescimento de células cancerosas. Estudos da Ohio State University mostraram que os animais cujas dietas são complementadas com framboesas tiveram uma redução de 60% nos tumores do esôfago e até 80% de redução nos tumores de cólon.

MIRTILO: Os mirtilos (blueberry) são repletos de nutrientes e sabor, ainda pobre em calorias. Os nativos americanos consumiam mirtilos por suas propriedades de cura. Em 2007, pesquisadores descobriram que mirtilos também pode desacelerar o aparecimento de Alzheimer. São ricos em fitonutrientes antioxidantes, as antocioninas, que agem neutralizando os danos dos radicais livres, podendo proteger o cérebro de estresse oxidativo e reduzir complicações relacionadas à idade, como doenças neurodegenerativa, como Alzheimer, devidos aos seus flavonóides, pois exercem efeitos benéficos na aprendizagem e memória. Além de antocioninas, mirtilhos contêm o ácido elágico, que bloqueiam as vias metabólicas que podem levar ao câncer. Mirtilo também foi mostrado para reduzir o colesterol, prevenir infecção urinária, reduzir o açúcar no sangue, pressão arterial e aliviar os sintomas de depressão. Boa fonte de vitamina C, manganês, além de fibras solúveis e insolúveis.
 
ROMÃ: O suco da romã apresenta em sua composição compostos fenólicos como: antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos.

Trabalhos experimentais demonstraram que os compostos fenólicos da romã apresentaram influência sobre fatores biológicos, como a atenuação de fatores aterogênicos, modulação das respostas antiinflamatórias e de enzimas do sistema de defesa antioxidante endógeno (superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase). Também os flavonóides extraídos do suco fermentado e do óleo da romã tiveram atividade inibitória das enzimas oxidantes ciclooxigenase e lipooxigenase.

AÇAÍ: Vários benefícios são atribuídos à fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A fruta é ideal para repor as energias, por fornecer calorias extras, cerca de 248 calorias, em 100 gramas, e gorduras importantes ao organismo, entre as monoinsaturadas (ômega 9) que auxilia na redução do LDL colesterol, e em menor proporção as poliinsaturadas (ômega 6), fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal, e fitoesteróis, que protegem o sistema cardiovascular. Ainda minerais como, cálcio, ferro e fósforo. O destaque ao fruto é a presença de antocioninas, substância com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres. Entre as propriedades das antocioninas estão: antiinflamatórias, proteção anticâncer.
MELANCIA: Além de diurética, é rica em licopeno, substância associada a redução do risco de desenvolvimento de câncer, entre eles o câncer de próstata. Muito citada como uma das preferidas durante o verão, não é por menos, com baixa caloria, cerca de 33 calorias por 100 gramas, é rica em água e minerais importantes às funções vitais do organismo, como a vitamina C, potássio, fósforo e magnésio.

O efeito atribuído ao licopeno está também na prevenção da oxidação de colesterol, reduzindo o risco de desenvolvimento de doenças coronarianas e de aterosclerose.

Na melancia os nutrientes incluem o licopeno, bem como a L-citrulina, cujo seu benefício está em promover o relaxamento de vasos sanguíneos, aumentado seu fluxo, mantendo a pressão arterial normal. Por falar em melancia, os efeitos da suplementação de melancia durante este estudo reduziu a pressão arterial aórtica, bem como melhorou a função arterial em indivíduos pré-hipertensos. Os indivíduos foram dividos em 2 grupos, placebo e aqueles que receberam durante 6 semanas suplementação de melancia (L-citrulina 2,7g e L-arginina 1,3g ao dia).



Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário