Google Analytics Alternative

CONTROLE SUAS TAXAS DE AÇÚCAR NO SANGUE E PREVINA DOENÇAS.

domingo, 23 de outubro de 2011
Níveis elevados de insulina crônicos são só afetam a glicemia e predispõe ao diabetes, como também promove inflamação nas artérias, ganho de peso, aumento de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, contribuindo à Síndrome Metabólica (Síndrome X).
A obesidade e os atuais padrões de dieta (alimentos processados/refinados, aumento no consumo de gorduras saturas, baixo consumo de fibras, desidratação, deficiência de nutrientes...), estilo de vida prejudicial (como baixa qualidade de sono, fumo e eleavods níveis de estresse...) predispõe à inflamação, alterações no funcionamento de órgãos e de células tornando o corpo menos sensível à ação da insulina. (A insulina é hormônio que conduz o açúcar até as células para ser utilizado (ou armazenado caso esteja em excesso no organismo). Níveis elevados de insulina crônicos são só afetam a glicemia, afetam a ação do hormônio, predispondo ao diabetes, como também promove inflamação nas artérias, ganho de peso, aumento de colesterol, triglicerídeos, pressão arterial, contribuindo à Síndrome Metabólica (Síndrome X).

CONTROLE AS TAXAS DE AÇÚCAR NO SANGUE
COMO EVITAR O DIABETES?
- VERIFIQUE POSSÍVEL ALERGIA ALIMENTAR:
Os alimentos agressores são geralmente trigo (glúten) e produtos lácteos. Algumas alergias alimentares contribuem que células do corpo inchem (edema), levando à insulina resistência. Edema é uma resposta à inflamação que contribui para resistência à insulina. Observarando os níveis de açúcar no sangue dos pacientes antes e após as refeições. Quando o alimento agressor foi removido, a resposta desapareceu em conjunto com a inflamação. A relação do glútene e DM tipo I está sendo mais esclarecida, por exemplo,  conforme estudo publicado no New England Journal of Medicine, há uma possibilidade entre o consumo de glúten e Diabetes Tipo 1.

Resistência à insulina pode ser resultado de muitas causas, incluindo alergias e intolerâncias alimentares. Estas alergias podem assumir muitas formas. Hoje, com a produção de alimentos altamente processados, a ingestão de certos alimentos podem causar inflamação crônica. Esta inflamação crônica interrompe processos normais do corpo como a produção de insulina e estimula a sensibilidade continua criando um ciclo vicioso. Ao diabético é bom considerar o teste de alergia alimentar. Poderia ser uma das chaves para a estabilização ou reverter esta condição.

- CONTROLE A CARNE VERMELHA E GORDURA SATURADA:
A necessidade de controlar gordura saturada da dieta tem sido bem documentada. Parece que a gordura saturada não só pode afetar a saúde cardíaca, mas também pode acionar a resistência à insulina. Pesquisa realizada na University of North Carolina School of Medicine descobriu que as gorduras saturadas contribuem que células do sistema imunológico ativem e excretem processos inflamatórios como a proteína chamada interleucina-1 beta. Essa proteína interage com órgãos e tecidos levando-os à resistência a insulina.

Uma meta-análise de vários estudos descobriram que altos níveis de consumo de carne diminuem a resistência à insulina e aumenta o risco de diabetes em 20%. Altos níveis de gordura saturada e de ferro heme em dietas à base de carne de são discutidas como as possíveis causas. Por outro lado, estudos mostram que dietas vegetarianas conferem benefícios de proteção contra o diabetes. Reduzir o consumo de carne vermelha e processada, e aumentar o consumo de alimentos à base de plantas traz também benefícios importantes na prevenção e tratamento da diabetes.

- ATINJA AS RECOMENDAÇÕES DE MICRONUTRIENTES (VITAMINAS E MINERAIS) E INCLUIR ANTIOXIDANTES:
Todos os micronutrentes exigem que sejam supridos. O cromo, por exemplo, é um mineral essencial, o corpo requer pequenas quantidades para seu pleno funcionamento ao metabolismo da glicose e à ação da insluina. A suplementação de cromo tem sido pesquisada para verificar seu efeito no controle da glicose entre diabéticos, entretanto os resultados do estudo têm sido mistos. A deficiência de magnésio, outro exemplo, também está associada ao desenvolvimento do diabetes, bem como maior risco de retinopatia em pacientes. Pesquisadores descobriram que uma dieta rica em magnésio pode reduzir o risco de diabetes.

Já, os polifenóis, antioxidantes encontrados no chá e chocolate escuro, entre outras fontes alimentares, vêm sendo estudadas para possíveis efeitos na saúde vascular (incluindo a pressão sanguínea) e na habilidade do corpo de utilizar a insulina. Os estudos de laboratório sugerem que o EGCG, um polifenol presente no chá verde, podem proteger contra doenças cardiovasculares e têm um efeito benéfico sobre a atividade da insulina e controle glicêmico

Por Greice Caroline Baggio. Atualizado em 25/10/11.

0 comentários:

Postar um comentário