Google Analytics Alternative

EXERCÍCIO FÍSICO AUMENTANDO O NÚMERO DE MITOCÔNDRIAS.

terça-feira, 4 de outubro de 2011
Os experimentos sugerem que os exercícios físicos
aumentam o número de mitocôndrias do cérebro de
forma muito parecida com o que ocorre
 com as mitocôndrias nos músculos.

Efeitos mentais dos exercícios
Que as atividades físicas são boas para o próprio físico ninguém duvida.
Mas será que movimentar-se também ajuda as funções cerebrais?
Na verdade, já se sabe que os exercícios físicos também têm uma série de efeitos mentais positivos, tais como aliviar a depressão e melhorar a memória.
O que os cientistas não sabiam até agora era o mecanismo por trás desses efeitos mentais - como é que mexer o corpo afeta o cérebro?

Mitocôndrias
Há muito tempo os cientistas sabem que as atividades físicas aumentam o número das mitocôndrias nas células musculares.
Como a mitocôndria é responsável pela geração de energia na célula - ela é chamada de usina de força - acredita-se que este aumento numérico seja o responsável muitos dos efeitos positivos dos exercícios físicos, como o aumento da força ou da resistência.
Agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul (EUA) descobriram que o exercício físico regular também aumenta o número de mitocôndrias nas células do cérebro, uma possível explicação para os benefícios mentais das atividades físicas.

Resistência mental
Os experimentos sugerem que os exercícios físicos aumentam o número de mitocôndrias do cérebro de forma muito parecida com o que ocorre com as mitocôndrias nos músculos.
Isto tornaria o cérebro mais resistente à fadiga, com um efeito mental direto e um efeito indireto também sobre o próprio desempenho físico.
Os pesquisadores também sugerem que este aumento no número de mitocôndrias do cérebro pode ter implicações clínicas para transtornos mentais, o que tornaria os exercícios físicos um tratamento potencial para transtornos psiquiátricos, doenças genéticas e doenças neurodegenerativas.
Ou para aliviar as tensões do dia-a-dia, produzindo um efeito de aumento de resistência também mental.

Fonte: Diário da Saúde, Cérebro cansado? O melhor remédio pode ser um pouco de exercício.

2 comentários:

Anônimo at: 20 de outubro de 2012 às 19:50 disse...

Achei super interessante , mas prefiro assistir Harry Potter e encontrar um modo de dizer ao B.S.L, que eu O AMO. Alguém pode me ajudar a realizar tal feito?

Anônimo at: 15 de maio de 2017 às 21:34 disse...

jooj

Postar um comentário