Google Analytics Alternative

EVITANDO O ESTRAGO DE FRUTAS.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Guardar as frutas na geladeira ou na fruteira?
EVITANDO O ESTRAGO:
A durabilidade é maior sob refrigeração quando a fruta inteira é armazenada (em recipiente, potes ou plásticos bem vedados após cortada/manipulada) em local propicio na parte inferior da geladeira (no máximo até 72h), outras não necessitam de refrigeração quando inteiras, somente após cortadas.

Existem dois tipos de frutas, as climatéricas e não-climatéricas. As climatéricas continuam o amadurecimento pós-colheita, como a banana, goiaba, mamão, melancia. A fim de retardar a maturação e o envelhecimento e aumentar o período de conservação, frutas climatéricas costumam ser colhidas ainda verdes, à partir do momento em que atingem o ponto de maturação. Em seguida são armazenadas em condições controladas.

Já as não-climatéricas são colhidas no ponto ideal, são aquelas que necessitam de longo período para completar o processo de amadurecimento, quando são colhidas, entretanto amadurecem depressa, como uvas, laranja, abacaxi. São deixadas na planta até atingirem seu estágio ótimo de amadurecimento. Para aumentar o tempo de conservação das frutas e evitar desperdício pós-colheita, é essencial conhecer as medidas ideais de manuseio durante as fases de compra, armazenamento e consumo.

Frutas frescas como caqui, maçã, pera somente devem ser refrigeradas após o amadurecimento completo, outras somente refrigeradas após cortadas (limão, abacaxi, melancia, melão, mamão...quando inteiras podem permanecer em temperatura ambiente), envoltos de embalagem propicia. Outras como a banana e pera não é aconselhável a refrigeração.

Frutas secas manter sob refrigeração.

AUMENTE SEU CONSUMO DE FRUTAS
O baixo consumo de frutas, bem como legumes e verduras está associado ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis. São alimentos fontes de fibras, micronutrientes e substâncias funcionais, além disso, são menos calóricos e auxiliam na busca e manutenção de um peso saudável, entretanto, apesar de toda a variedade disponível no comércio de alimentos, pouco está sendo consumido. 

O abacaxi, por exemplo, é rico em fibras, que facilitam o trânsito intestinal, contém ainda bromelina, enzima que facilita o processo digestivo e vitamina C.

Quais as maneiras de facilitar e aumentar o consumo de frutas?
• Incluir no café da manhã 1 porção de fruta fresca, in natura, caso não seja possível consumir na forma de sucos frescos, geleias, ou preparações com frutas.

• Incluir 1 porção de abacaxi ou mamão após o almoço (facilitará a digestão, mais fibras e vitaminas na refeição);

• De sobremesa acrescentá-las à iogurtes (pedaços de frutas ou frutas secas); ou mesmo fazer cremes (de mamão papaia, abacate...);

• Adicionar fatias de maçã, abacaxi, manga ou pera no preparo de saladas;

• Acrescentá-las em receitas como bolos, biscoitos, vitaminas, sobremesas....

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário