Google Analytics Alternative

PEIXES, PELO MENOS DUAS PORÇÕES POR SEMANA, MAS O CONSUMO AINDA É BAIXO.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Os enlatados são opções boas e práticas, mas prefira a sardinha e o atum embebidos em azeite e com menos sal (observe a quantidade de sódio na embalagem). Os dois – além da truta, da cavala, do linguado, da pescada amarela, do salmão e de outros peixes de água fria – são ricos em ômega 3, uma substância capaz desobstruir as artérias e reduzir em até 30% o risco de um infarto ou derrame.

No restaurante japonês, prefira o limão e não exagere no molho shoyu. Opte pela versão light, que tem menos sódio. Uma colher de sopa de shoyu tem até 35% da nossa necessidade diária de sódio, segundo o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni.

Em casa, tempere o peixe com substâncias cítricas, como limão e laranja, para evitar o cheiro do peixe. O escabeche, preparado à base de azeite, limão e sal, ajuda a conservar a carne cozida ou frita no dia anterior.

Só o peixe fresco ou cozido/frito pode ser congelado. Quando você comprar o produto congelado e descongelá-lo, não o recongele. E nunca congele espécies diferentes em um mesmo recipiente. Um dia antes do preparo, retire o peixe do congelador e deixe-o, dentro de uma vasilha, na parte de baixo da geladeira (nunca em cima da pia, pois isso pode aumentar as chances de contaminação).

Mais dicas do Bem Estar: coma a sardinha na brasa inteira, pois as vísceras também têm alto índice de vitamina D, e não desperdice a pele do salmão, que apresenta gorduras poli-insaturadas, boas para a saúde.

Frutos do mar, como camarão, contêm muito colesterol, de acordo com os médicos. Por isso, o peixe ainda é a melhor opção.

Consumo semanal de carne por pessoa no país:
Carne bovina – 442,4 gramas (63,2 g por dia)
Aves – 255,5 gramas (36,5 g por dia)
Carne suína – 59,5 gramas (08,5 g por dia)
Pescados – 191,8 gramas (27,4 g por dia)

Dentre os pescados, estão: peixes frescos e preparações (163,8 g ou 23,4 g por dia), peixes em conserva (2,8 g ou 0,4 g por dia), peixes salgados (20,3 g ou 2,9 g por dia) e outros pescados (4,9 g ou 0,7 g por dia).

Fonte: Parte do texto em G1, Brasileiro come 9 kg de peixe por ano, enquanto OMS recomenda 12 kg. Acesso em 19/10/2011.

0 comentários:

Postar um comentário