Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DOS PEIXES ÀS ARTICULAÇÕES.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011
E outros estudos recentes - inclusive da Unifesp -
comprovaram que a dieta rica em ômega 3 produz novos neurônios.
Agora os médicos descobriram que o nutriente aliviou em
50% os sintomas de osteoartrite, em comparação com dieta padrão.


RIO - O consumo de ácidos graxos ômega-3, nutriente encontrado em grande quantidade em peixes como salmão, anchova, truta e sardinha, além de linhaça, reduz os sintomas de inflamação e rigidez crônica nas articulações, a osteoartrite. É o que diz estudo britânico da Universidade de Bristol, publicado na revista científica "Osteoarthritis and Cartilage", realizado com cobaias e patrocinado pela Arthritis Research do Reino Unido.

A substância ômega 3 é mais conhecida por seu efeito protetor do coração, já que inibe a coagulação (o que dificulta a formação de trombos), reduz o nível de triglicerídeos e a pressão arterial. E outros estudos recentes - inclusive da Unifesp - comprovaram que a dieta rica em ômega 3 produz novos neurônios. Agora os médicos descobriram que o nutriente aliviou em 50% os sintomas de osteoartrite, em comparação com dieta padrão.

Essa pesquisa é um passo importante para mostrar que os ácidos graxos ômega-3, provenientes de óleo de peixe ou de linhaça, pode ajudar a retardar a progressão da osteoartrite, ou mesmo impedir a sua ocorrência. O resultado do estudo pode confirmar os relatos dos mais velhos sobre os benefícios do óleo de peixe para a saúde das articulações, afirmam os autores.

- Os sinais clássicos e precoces da doença, tais como a degradação do colágeno na cartilagem e a perda de moléculas que lhe dão a capacidade de absorver o choque, foram reduzidos com o consumo de ômega-3 - diz o pesquisador John Tarlton, da Universidade de Bristol. - Além de prevenir a doença, ele diminui a sua progressão.

Por enquanto, a experiência foi realizada apenas com animais em laboratório e os médicos precisam fazer estudos em humanos. Segundo o professor Alan Silman, da Arthritis Research, a pesquisa ainda não comprova os benefícios do ômega-3 contra a osteoartrite, mas pode ajudar a entender como esse nutriente interfere na doença. Apesar disso, há carência dessa substância na dieta moderna e, atualmente, inexiste cura da osteoartrite. Os médicos se limitam a receitar fármacos para alívio da dor.

Fonte: O Globo, Consumo de peixes reforça as articulações. Acesso em 20/10/2011.

0 comentários:

Postar um comentário