Google Analytics Alternative

NUTRIENTES E VISÃO.

terça-feira, 25 de outubro de 2011


A perda da visão associada com a idade é um crescente problema de saúde pública. Cabe salientar que o papel da nutrição otimizada é uma prioridade a fim de manter os problemas oculares distantes.

Muito fala-se em emagrecimento, esquecendo de que a nutrição aos órgãos e sistemas do organismo é de indiscutível relevância, aqui você pode ver que adição de certos nutrientes na dieta todos os dias, seja através de alimentos ou suplementos, podem proteger e a visão, como por exemplo, os nutrientes como a luteína e zeaxantina, vitamina C, vitamina E e zinco

O betacaroteno presente na cenoura é importante para manter os olhos saudáveis e a visão noturna, mas o betacaronteno não é o único carotenóide presente nos alimentos e importante à visão. Verduras verdes escuras, gema de ovo e milho contêm grandes quantidades de carotenóides importantes, como a luteína e zeaxantina. Nutrientes com potente ação antioxidante que neutralizam os radicais livres que surgem na região dos olhos.

VISÃO, LUTEÍNA E ZEAXANTINA:
Segundo estudo publicado no Journal of Food Science e demais estudos recentes, as hortaliças de folhas verdes escuras, como couve e espinafre, podem beneficiar a atividade visual, evitando doenças oculares relacionadas à idade. Tais alimentos possuem carotenóides, como luteina e zeaxantina, pigmentos que desempenham função importante na visão, são os úncios carotenóides que estão abundates nas estruturas do centro da retina. As células nervosas nos olhos precisam de vitamina C para funcionar corretamente. A descoberta revela a vitamina C sendo necessária em outras partes do cérebro para o seu funcionamento, de acordo com um estudo realizado por cientistas do Oregon Health & Science University, publicado no Journal of Neuroscience.

A luteína e zeaxantina atuam como filtros solares internos, fornecendo proteção a mácula ocular contra rais ultravioletas, atuando ainda como antioxidantes.

VISÃO E VITAMINA C:
Como a retina é parte do sistema nervoso central, isto sugere um papel importante para a vitamina C em todo o cérebro, sendo provável que os receptores GABA em outras partes do cérebro também precisam de vitamina C para funcionar corretamente.

Quando o corpo humano fica privado de vitamina C, a vitamina fica no cérebro mais do que em qualquer outro lugar no corpo. As descobertas também podem oferecer melhor esclarecimento a respeito do escorbuto. Um dos sintomas comuns do escorbuto é a depressão, e que pode vir da falta de vitamina C no cérebro.

As descobertas podem ter implicações para outras doenças, como glaucoma e epilepsia. Ambas as condições são causadas pela disfunção das células nervosas da retina e do cérebro com não funcionamento adequado dos receptores GABA. (Fonte: S. Cho, G.-L. Li, H. von Gersdorff. Recovery from Short-Term Depression and Facilitation Is Ultrafast and Ca2 Dependent at Auditory Hair Cell Synapses. Journal of Neuroscience, 2011).

ALIMENTOS E VISÃO:
Aqui estão alguns ALIMENTOS (parte deles em Health Diaries) que ajudam a manter a saúde ocular e que podem proteger contra a catarata, degeneração macular e outros problemas oculares:

ABACATE: Abacates são um dos alimentos mais ricos em nutrientes, portanto não é de admirar que eles são bons para os olhos. Eles contêm mais luteína do que qualquer outra fruta. A luteína é importante na prevenção da degeneração macular e catarata... também são uma grande fonte de outros nutrientes aos olhos, como a vitamina A, vitamina C, vitamina B6 e vitamina E.
CENOURAS: As cenouras têm sido reconhecidos como um alimento bom à saúde ocular devido a seus altos níveis de vitamina A (becacarotenos e outros carotenóides), BETACAROTENOS estão presentes nas cenouras, excelentes à saúde da pele também.
BRÓCOLIS: Brócolis é uma boa fonte de vitamina C, cálcio, luteína, zeaxantina e sulforafano.
OVOS: Os ovos são uma excelente fonte de nutrientes olho como a vitamina A, zinco, luteína, lecitina, vitamina B12, vitamina D, e cisteína. OVOS são importantes ao cardápio, o que vale é a frequencia e porção no consumo.
ESPINAFRE: Outra grande fonte de vitamina A, o espinafre também contém outros nutrientes importantes, incluindo luteína e zeaxantina.
COUVE: Como espinafre, couve é uma boa fonte de vitamina A, luteína e zeaxantina.
TOMATE: Os tomates são ricos em vitamina C e licopeno, dois nutrientes importantes aos olhos.
SEMENTES DE GIRASSOL: Sementes de girassol contêm selênio, um nutriente que pode prevenir a catarata e promover a saúde dos olhos em geral.
ALHO: O alho contém selênio e outro nutrientes como vitamina C e quercetina.
SALMÃO: O salmão é rico em ácidos graxos ômega 3, que são importantes para manter a saúde dos olhos... Também contém ácido fólico, vitamina D, vitamina B6, vitamina B12 e vitamina A.

Escolha melhor os ALIMENTOS que consome e obtenha SAÚDE!


Fonte: Texto da imagem traduzido de AOA.ORG.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário