Google Analytics Alternative

FRUTAS, ESCOLHA E ARMAZENE MELHOR.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Alguns frutos estão disponíveis o ano todo, outros são mais comuns em uma época e não em outra, comprar/consumir frutos da época e de produção local garantem mais economia e mais nutrientes à mesa. Sempre que possível escolher frutos de cultivo orgânico, aparência, amora, textura e frescor devem ser levados em conta na hora da compra. Evitar comprar frutos muito maduros.

Primeiramente escolher frutos inteiros que não necessitem de refrigeração, por fim frutos já cortados, embalados, que necessitam de refrigeração e/ou aqueles que amassam com facilidade.

Como devem ser escolhidas na hora da compra?
Limão - Abacaxi - Banana - Maçã - Melancia - Abacate - Pera - Mamão

A fruta própria para o consumo deve estar fresca, com aroma, cor e sabor característico da espécie e variedade.

LIMÃO:
Rico em vitamina C, suas propriedades nutricionais equilibram o pH sanguíneo, embora há diferenças no tamanho e textura na casca, podendo ser pequeno ou grande, casca lisa ou enrugada, variando também a cor, podendo ser verde-escuro ou amarelo-escuro e escuro, há variedades de limões: limão galego, siciliano, Tahiti, limão-cravo...

Escolher corretamente: Disponíveis o ano todo, preferir os limões com a casca firme, lisa e de cor brilhante, sem machas e uniformes.

Armazenar corretamente: Se estiver inteiro conservar em temperatura ambiente, em local fresco, arejado, limpo, longe de insetos até 1-2 semanas. Inteiro pode durar até 1 mês na geladeira. Após cortado, conservar sob refrigeração e utilizar brevemente.

ABACAXI:
Disponíveis o ano todo, há vários de abacaxi como caiena lisa, pérola, ananás... Rico em fibras, vitamina C e bromelina, é útil a boa digestão, seu aroma é característico quando bem maduro, sua casca é firme, amarela alaranjada, sem manchas ou rachaduras, com polpa macia doce ou pouco ácida.

Escolher corretamente: Amadurece rapidamente (verefica-se se está maduro quando a polpa está bem macia e cede um pouco com a pressão dos dedos) observar a aparência e amora do fruto, comprando inteiro (com firmes folhas armadas de espinhos), com casca mais macia, firme, sem rachaduras e com aroma característico,

Armazenar corretamente: Se estiver inteiro conservar em temperatura ambiente, em local fresco, limpo, longe de insetos. Após descascado/cortado consumir brevemente e conservar sob refrigeração até 1 dia.

BANANA:
São ricas em potássio, magnésio, fibras e vitaminas do complexo B, existem variedades de bananas (banana nanica, prata, banana-maçã, banana ouro, banana da terra...), o cacho formando por pencas deve estar firme, amarelo-claro, sem manchas ou rachaduras, com aroma agradável. Se for comprá-las ainda verdes, têm que ser firmes, sem manchas pretas ou partes moles.

Escolher corretamente: Evtar escolher às muito maduras, preferir as bananas firmes, com casca intacta, sem rachaduras.

Armazenar corretamente: Conservar em temperatura ambiente (em fruteiras), em local fresco, limpo, arejado, longe de insetos. Sob refrigeração a casca escure, mas não influencia no valor nutricional do fruto.

MAÇÃ:
As variedades da maçã incluem a gala, golden, fuji, maça verde... Fonte de potássio, fibras, doces ou pouco ácidas, rica em pectina a maçã auxilia na redução do colesterol sanguíneo, pois retarda sua absorção no trato digestivo. A fruta ainda evita a formação de coágulos sanguíneos, por conter quercetina. Uma maçã por dia é aliada na boa saúde, a quercetina, presente na maçã, é uma substância com ação antioxidante, possui a capacidade redução os radicais livres, moléculas que causam danos às células. Consumir ao menos uma maçã ao dia traz muitos benefícios, além de ser uma fruta acessível a maioria das pessoas.

Escolher corretamente: Disponíveis o ano todo, o fruto deve estar inteiro, a casca deve ser firme, brilhante, sem manchas, rachaduras ou amassamento.

Armazenar corretamente: Conservar em temperatura ambiente (em fruteiras), em local fresco, limpo, longe de insetos. Após cortada/descascada armazenar sob refrigeração e consumir brevemente.

MAMÃO:
Fruto encontrado durante o ano todo, há variedades de mamão (formosa, papaia...) A fruta contêm papaína, excelente digestivo, rico em fibras, betacaroteno, vitamina C, e minerais como potássio, de polpa macia e casca fina e resistente, de coloração verde-escura, tornando-se amarelada alaranjada conforme vai amadurecendo.

Escolher corretamente: Os melhores ao consumo são maduros, firmes, sem cortes na casca, de cor brilhante, casca firme (casca amarelada/alaranjada), sem manchas, parte estragadas ou amassadas e aroma característico.

Armazenar corretamente: Conforme o clima, o mamão amadurece rapidamente, se estiver ainda verde reservar em local limpo e seco, longe de insetos, se maduros demais conservar sob refrigeração. Se já estiver cortado, consuma logo após a compra.

MELANCIA:
Muito citada como uma das preferidas durante o verão, nesta época são mais adocicadas, não é por menos, com baixa caloria, cerca de 33 calorias por 100 gramas, é rica em água e minerais importantes às funções vitais do organismo, como a vitamina C, potássio, fósforo e magnésio. Além de diurética, é rica em licopeno, substância associada a redução do risco de desenvolvimento de câncer, entre eles o câncer de próstata.

Na melancia os nutrientes incluem o licopeno, bem como a L-citrulina, cujo seu benefício está em promover o relaxamento de vasos sanguíneos, aumentado seu fluxo, mantendo a pressão arterial normal.

Escolher corretamente: Arredondada ou alongada, as melhores ao consumo apresentam a casca lisa e lustrosa (sem rachaduras), de cor verde-clara ou escura e polpa vermelha.

Armazenar corretamente: A melancia pode ser consumida in natura e de sua polpa sucos. Se ainda não estiver cortada, pode ser conserva em temperatura ambiente, em local limpo, arejado, seco e longe de refrigeração por até 1 semana, após o corte, reservar sob refirgeração envolto de papel filme, podendo durar até 3-7 dias.

ABACATE:
Seu inconveniente é a quantidade de calorias e gordura, portanto o que vale no consumo da fruta é a moderação, o abacate fornece energia e é rico em ácido oléico, gordura monoinsaturada, benéfica ao organismo. Contêm quantidade pequena de proteínas, quantidades significativas de vitaminas A, E e do Complexo B, fibras, além de sais minerais ferro, cálcio, potássio, fósforo. O consumo deve ficar em 3 colheres de sopa de abacate, duas a três vezes por semana. Por ser de origem vegetal, não altera o colesterol HDL no organismo, podendo diminuir a concentração de colesterol LDL e triglicérides.

Escolher corretamente: Escolher os com consistência firme e casca verde brilhante, sem rachaduras ou amassamento. Evite os muito maduros, somente em caso de consumo breve.

Armazenar corretamente: Se não tiver maduro, o abacate pode amadurecer envolto de um papel à temperatura ambiente, em poucos dias. Uma vez maduro ou cortado pode ser mantido sob refrigeração por menos de uma semana.

PERA:
Fonte de fibras, as peras são ditas por contribuírem à saciedade. Há variedades de peras diferenciando entre sua consistência (polpa macia, dura..), suas cores, do verde ao amarelo. Deve ser de casca firme, sem manchas, rachaduras ou amassamento, seu aroma deve ser característico.

Escolher corretamente: Escolher as peras com consistência e casca firme, aroma característico, sem manchas, rachaduras ou amassamento.

Armazenar corretamente: Conforme o clima, as peras amadurecem rapidamente, Inteiras e maduras podem ser conservas em temperatura ambiente, local limpo, arejado, seco. Não aconselhavel a refrigeração ou congelamento.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário