Google Analytics Alternative

ZINCO AO CÉREBRO, À APRENDIZAGEM.

domingo, 23 de outubro de 2011
Recente investigação provou pela primeira vez que o zinco é um nutriente vital para uma saudável transmissão nervosa, especialmente a que está envolvida com a aprendizagem, a memória, e com a formação de conexões neuronais (plasticidade sináptica). Há muito que se sabia que o zinco é armazenado nas células nervosas, nomeadamente nas que são dependentes da glutamina. O zinco é vital para a adequada ativação destes nervos, melhorando a memoria e dando lugar à aprendizagem. Isto é assim porque o zinco é crucial para a potencialização de longo termo, com a consequente comunicação entre neurónios. Isto permite que a memoria ocorra e consequentemente a aprendizagem.

A insuficiência em zinco atrasa a aprendizagem, memória, e capacidade cerebral. Os vegetarianos terão mais problemas neste campo, pois o zinco está altamente concentrado na carne vermelha. Os atletas também estão em risco de insuficiência, pois perde-se zinco no suor. A insuficiência em zinco pode-se traduzir em falta de vontade sexual quer no homem, quer na mulher. Manchas brancas nas unhas são um sintoma clássico de deficiência neste mineral. O zinco também é vital para os sentidos do paladar e olfato, e para o equilíbrio. Para alem da carne vermelha, também as ostras são muito ricas em zinco. Como tenho frequentemente referido, a soja bloqueia a absorção do zinco.


Fonte: Texto de Dr. Luis Romariz, 17 de Outubro de 2011. O ZINCO É VITAL PARA A APRENDIZAGEM. Acesso em 23/10/2011.

De fato, manter o aporte de micronutrientes é de extrema importâncias às funções do organismo. O zinco ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecidos e sistema imunológico, sendo essencial ao crescimento e desenvolvimento infantil.

Para ser muito bem aproveitado pelo organismo necessita de um pH adequado e equilíbrio da microbiota intestinal.

Excesso de fibras solúveis e insolúveis, ferro, cálcio, diminuem a biodisponibilidade do zinco.

Deficiências de zinco podem causar baixa estatura em crianças, paladar prejudicado, acúmulo excessivo de gases (flatulência).

O zinco também essencial para a reprodução, crescimento de unhas e cabelos.

Entre as principais fontes alimentares estão as ostras, carne bovina, frango, peixes, leite (entretanto, altas quantidades de cálcio dificultam a absorção do zinco), cereais integrais (os fitatos presentes, também reduzem a biodisponibilidade do zinco).

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário