Google Analytics Alternative

RESVERATROL AGINDO CONTRA O CÂNCER DE MAMA.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Amigo do peito
Uma nova pesquisa revelou que o resveratrol, considerado o ingrediente saudável do vinho tinto, bloqueia o crescimento de células do câncer de mama.
Segundo cientistas da Universidade da Calábria (Itália), o resveratrol bloqueia os efeitos do hormônio estrogênio, reduzindo os receptores específicos das células do câncer de mama.

Apesar dos seguidos estudos que concluem pelos benefícios do composto presente no vinho tinto e nos sucos de uvas escuras, esta é a primeira vez que se demonstra sua ação especificamente contra o câncer de mama.

Resveratrol
"O resveratrol é uma ferramenta farmacológica que pode ser usada quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal," afirma o Dr. Sebastiano Andò, membro da equipe.

Ele e seus colegas usaram linhagens de células do câncer de mama, que expressavam o receptor do estrogênio, para testar os efeitos do resveratrol.

Os pesquisadores trataram um grupo de células com o composto e compararam seu crescimento com as células não-tratadas.

O estudo mostrou uma redução no crescimento das células tratadas com resveratrol, e nenhuma modificação, isto é, crescimento normal, nas células não-tratadas.

Produtos naturais
Experimentos adicionais revelaram que o efeito deu-se devido a uma drástica redução nos níveis dos receptores de estrogênio das células, o que foi causado pelo resveratrol.

"Estas descobertas são entusiasmantes, mas de jeito nenhum significam que as pessoas devem sair e começar a beber vinho tinto ou suplementos como tratamento para o câncer de mama," alerta o pesquisador.

"O que estas descobertas significam é que os cientistas ainda não terminaram o trabalho de destilar os segredos da boa saúde que estão escondidos em produtos naturais, como o vinho tinto," concluiu Andò.

Fonte: Diário da Saúde, 17/10/2011. Ingrediente do vinho interrompe crescimento de células do câncer de mama.