Google Analytics Alternative

DICAS PARA MANTER O CÉREBRO ATIVO.

domingo, 2 de outubro de 2011
Seu cérebro é como um músculo: quanto mais você usá-o mais forte ele fica e mais apto ele permanecerá. Muitas pessoas acreditam que a perda de memória, ou diminuição da função cognitiva, é uma parte normal do envelhecimento. A verdade é que existem muitos fatores que afetam a saúde do cérebro que, se devidamente geridos, podem ajudar a manter nossos pensamentos claros e nossa memória ativa.

Esses fatores menos comumente reconhecidos incluem stress, danos dos radicais livres, gorduras ruins e homocisteína elevada. Comece a maximizar a sua concentração e preservar sua memória usando essas dicas anti-envelhecimento e protetoras.

Gorduras ruins
Nossos cérebros são 70% de gordura. O consumo excessivo de gorduras animais ou de gorduras encontradas em batatas fritas, bolos e doces são prejudiciais para o cérebro e inibem a comunicação celular.
Solução: Aumente a ingestão de gorduras boas, assegurando-lhe consumir óleos de peixe diariamente. Óleos de peixe têm sido comprovado ser útil para a depressão, perda de memória e ansiedade; e para aumentar o QI das crianças quando tomado durante a gravidez.

Homocisteína
Homocisteína é um aminoácido que é normalmente encontrado no sangue. Níveis elevados têm sido associado à doenças cardíacas, osteoporose e doença como Alzheimer. Um nível considerado seguro de homocisteína é inferior a 7. Pessoas com níveis sanguíneos elevados de homocisteína também enfrentam a perda de memória e uma ameaça à saúde e à função cerebral, de acordo com pesquisa publicada no New England Journal of Medicine. Aqueles com os mais altos níveis de homocisteína tinham duas vezes mais chances de desenvolver problemas de função cerebral em comparação com aqueles com níveis mais baixos. Além disso, durante um período de oito anos, aqueles com níveis consistentemente elevados de homocisteína também apresentaram uma maior tendência para a redução da função cerebral.
Solução: A boa nutrição. Uma dieta rica em folhas verdes, legumes verdes, frutas, nozes, sementes e outras fontes de vitaminas do complexo B e ácido fólico é uma forma eficaz de diminuir os níveis de homocisteína.[...]


Sobrecarga de estresse contínuo
Quando estamos sob estresse contínuo nossos corpos produzem o hormônio cortisol. Altos níveis de cortisol foram encontrados em ser, particularmente prejudicial, para a área do cérebro envolvida com a memória. [...]
Solução: Administre seu estresse através de exercícios, respiração profunda, sono regular ou massagem. Se você é incapaz de utilizar qualquer um destes métodos por causa do tempo ou falta de planejamento, suplementos como lecitina, acetil-L-carnitina podem proteger o cérebro contra os efeitos negativos do estresse e envelhecimento.

Estresse de radicais livres
Todas as nossas células, incluindo células do nosso cérebro, estão à mercê de radicais livres. Alguns radicais livres surgem normalmente durante o metabolismo. Às vezes, as células do sistema imunológico propositadamente produzem para neutralizar os vírus e bactérias. No entanto, fatores ambientais, como poluição, radiação, fumaça de cigarro, e herbicidas, também podem gerar radicais livres. Danos causados pelos radicais livres é uma das principais causas do envelhecimento.
Vitaminas C e E são antioxidantes que protegem
 o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.


Solução: Os antioxidantes neutralizam os radicais livres doando um de seus próprios elétrons... Os nutrientes antioxidantes-se agem como catadores, ajudando a prevenir danos no tecido celular, os mesmo que podem levar a danos celulares e doenças. Normalmente, o organismo pode lidar com os radicais livres, mas se os antioxidantes estão indisponíveis, ou se a produção de radicais livres se torna excessiva, podem ocorrer danos. Vitaminas C e E são antioxidantes que protegem o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.


Fonte: Parte do texto traduzido em Clear Medicine, Four Tips to Keep Your Brain Power Sharp for Life. Acesso em 02/10/2011.

0 comentários:

Postar um comentário