Google Analytics Alternative

DIETA: DICAS BÁSICAS E ESSENCIAIS AO CONTROLE DA GLICEMIA.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011
- FRACIONAR AS REFEIÇÕES:

Fracionamento das refeições: visando garantir que o metabolismo esteja sempre ativo, facilitando a queima calórica e o controle glicêmico, para isso, o ideal é realizar várias e pequenas refeições ao longo do dia. Evitando o consumo de grandes volumes entre uma refeição e outra, contribuindo à saciedade. Fracionar as refeições também contribui para otimizar a absorção de nutrientes.

- EQUILIBRAR MACRONUTRIENTES DA DIETA E CONTROLAR AS PORÇÕES:

O indivíduo que queira prevenir o diabetes ou o paciente diabético deve procurar entender o que é um carboidrato, uma proteína, uma gordura... e obter leves noções de como tudo isso afetaria sua glicemia. É essencial manter uma proporção adequada dos macronutrientes para evitar picos de glicemia sanguínea. Outro ponto importante é o índice glicêmico ou IG, nada mais é do que a medida como um alimento que contenha carboidrato eleva a glicose no sangue. Podendo-se também planejar as refeições pelo IG, escolhendo os que possuem um baixo ou médio IG ou mesmo uma combinação entre eles. Entretanto, muitos alimentos saudáveis possuem um IG mais elevado do que outros menos saudáveis.

O mais importante é seguir um plano de refeições adaptado conforme preferências e estilo de vida mantendo sua glicemia e controle do peso.

- INCLUIR VEGETAIS DE FOLHAS VERDE ESCURAS QUE SÃO RICAS EM ANTIOXIDANTES:

Pesquisadores da Universidade de Leicester reviram os dados dos estudos de 220 mil adultos e concluiram que uma dieta rica em vegetais de folhas verdes pode reduzir o risco de desenvolver diabetes. Comer mais frutas e legumes em geral, não estava ligado diretamente com menor chance de desenvolver diabetes tipo 2. No entanto, particularmente os vegetais de folhas verdes, que inclui o brócolis e couve-flor, por exemplo, a redução do risco foi significativa. Cerca de 106g diárias reduziu o risco de diabetes em 14%. Vegetais de folhas verdes são ricos em antioxidantes, como vitamina C e altos níveis de magnésio.

- INCLUIR FIBRAS EM TODAS AS REFEIÇÕES:

Qual a importância de incluir fibras na dieta? As fibras evitam com que ocorram elevações nos índices de açúcar no sangue, principalmente após as refeições. Incluir alimentos ricos em fibras como grãos e cereais integrais, hortaliças, frutas frescas, torna-se uma efetiva opção. As fibras alimentares são benéficas pois contribuem para controlar os níveis de açúcar no sangue, proporcionam saciedade, auxiliam na redução do colesterol e de triglicerídeos sanguíneos.

As dietas ricas em fibras solúveis e insolúveis encontradas em grãos integrais, frutas, nozes e vegetais foram encontrados para reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 62%, devido a digestão mais lenta, controle de peso, baixo açúcar no sangue, e resposta à insulina saudável.

Não apenas incluir mais fibras no cardápio, como também para o controle do diabetes é necessário realizar um planejamento adequado das refeições.

- CONTROLAR A FRUTOSE/SACAROSE NA DIETA:

Acrescentada em alimentos e bebidas, no mel, nas frutas, a frutose vem sendo por muito tempo motivo de pesquisa, estudos clínicos recentes e experimentais estão relacionando quantidades excessivas de frutose à hipertensão, diabetes, obesidade e doença renal crônica.

Entre a preocupação está o açúcar de mesa (retirado principalmente da cana-de-açúcar e beterraba), que é composto por sacarose; e como você sabe a sacarose é um dissacarídeo composto por frutose e glicose, como também o xarope de milho, utilizado desde a década de 70 em bebidas e alimentos industrializados.

A obesidade, bem como a síndrome metabólica, já estavam ligadas ao consumo excessivo de frutose, em especial entre os Americanos, agora os estudos também mostram sua relação à doença renal e hipertensão.

Compreender a composição dos alimentos pode lhe proporcionar realizar melhores escolhas. Se interesse mais em saber o que você está consumindo. Preserve sua saúde.

- CONTROLAR AS BEBIDAS/LÍQUIDOS INGERIDOS AO LONGO DO DIA:

Quando se pensa em alimentação para diabéticos ou prevenção da resistência à insulina, muitas vezes, muitos se esquecem das bebidas/líquidos ingeridos, que devem ser considerados e fazem parte importante na dieta. Para começar se for para matar a sede preferir água. Nos refrigerantes tradicionais, o único nutriente que faz parte de sua composição é o açúcar, o que deve ser restrito aos pacientes, fornecendo apenas calorias vazias, os refrigerantes light, possuem em sua composição adoçantes artificiais ou edulcorantes calóricos como o aspartame, além de uma pequena quantidade de calorias, fornecendo apenas calorias, seu consumo deve ser moderado. Já os refrigerantes diet são isentos de açúcares, sendo utilizados edulcorantes não-calóricos como ciclamato e sacarina. Também possuem calorias vazias, por isso seu consumo deve ser moderado. Os carboidratos na forma líquida são absorvidos de forma mais rápida, alterando a glicemia. Preferir o consumo de frutas in natura.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário