Google Analytics Alternative

SAÚDE BUCAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDÍACAS.

domingo, 16 de outubro de 2011
Um recente artigo medico publicado este mês na revista médica Journal of Neuroscience revela o efeito protector da melatonina em relação à doença em geral e à morte prematura nos modelos estudados. A melatonina é um hormônio que está envolvido nos mecanismos do sono e imunidade e que se encontra reduzida nos doentes com patologias neurodegenerativas, como nas doenças de Alzheimer e de Parkinson. Após avaliar mais de 1000 medicamentos autorizados pela FDA para ver qual bloqueava melhor a deposição anormal de proteína citocromo C no cérebro e a apoptose (morte celular programada que evita a acumulação de células velhas e inviáveis) a melatonina que é um antioxidante potente, foi capaz de impedir esta degeneração nos testes de neuroprotecção efectuados.

Tenho promovido informação sobre o papel da otimização hormonal, da nutrição adequada com alimentos de baixo índice glicêmico, do papel salutar do exercício físico, da suplementação alimentar, mas há outro fator importante na preservação da nossa qualidade de vida e longevidade o qual é frequentemente negligenciado na nossa demanda pela saúde e que nos pode conduzir à morte prematura. Trata-se da à doença cardíaca e ao AVC, bem como em relação à doença periodontal - uma condição inflamatória nos tecidos que suportam os dentes. A periodontite é causada por fragilidade genética e por fatores do ambiente:

• A saúde oral influencia a saúde sistêmica, mas tem um impacto especial na saúde cardiovascular
• Com o aumento da periodontite, a doença cardiovascular emerge como primeira causa de morte. Ambas devem fazer parte de uma vida saudável e de medidas preventivas contra a doença cardíaca.

Quer queiramos acreditar ou não, a doença periodontal lidera no que concerne a doenças. De fato, cerca de 75% da população sofre de alguma forma desta doença oral e mais de 100 milhões de Europeus sofre de infecção crônica das gengivas e ligamentos dentários. Podemos facilmente adivinhar o que se segue! Cerca de 30%-50% de nós sofremos de uma forma moderada desta patologia, enquanto 5%-15% apresenta a sua forma mais grave e generalizada.

As bactérias ligadas a esta inflamação são causa direta de:
• Hipertensão
• Aumento das “gorduras” no sangue
• Aumento da proteína C-reactiva e fibrinogénio os quais aumentam a possibilidade de doença cardiovascular nomeadamente AVC através também do aumento da Lp-PLA2
• Inflamação aterosclerótica
• Alterações da HbA1c e consequentemente na diabetes
• Disfunção endotelial com aumento do risco de doença cardiovascular e disfunção erétil

A inflamação é o maior responsável pela destruição dos tecidos e pode perdurar dias, meses ou anos. Resultado … doença sistêmica. E se não tratada ou controlada a periodontite aumenta carga inflamatória aumentando o risco de doença cardiovascular.

Concluindo, temos cerca de 4 vezes mais possibilidade de ter doença cardiovascular se tivermos doença periodontal e cerca de duas vezes mais possibilidade de AVC.

Fonte: Traduzido de Dr. Luis Romariz, O CORAÇÃO E A BOCA.

0 comentários:

Postar um comentário