Google Analytics Alternative

Sódio: quais suas funções no organismo?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
O sódio é essencial às diversas funções orgânicas,
como transmissão de impulsos nervosos,
equilíbrio dos fluidos celulares.
O sódio é essencial às diversas funções orgânicas, como transmissão de impulsos nervosos, equilíbrio dos fluidos celulares.

Os minerais sódio, potássio e cloro são eletrólitos que participam das funções corporais. Potássio, por exemplo, é o principal mineral intracelular, já o sódio e cloro são os principais minerais do meio extracelular, do plasma sanguíneo.

Permitem a troca constante e regulada de nutrientes, equilíbrio entre o interior e o exterior das células, o que torna possível a transmissão de impulsos nervosos, ação muscular, funcionamento de glândulas e preservam as quantidades de ácidos e bases dentro dos vasos sanguíneos. Ingestões baixas e moderadas de sódio fazem com que o hormônio aldosterona atue sobre os rins para conservar o sódio, necessários para as funções do corpo.

E o excesso? Com ingestão excessiva de sódio na alimentação, a liberação de aldosterona é reduzida, podendo haver um desequilíbrio na excreção de sódio através da urina. O acúmulo anormal de sódio, pode aumentar o volume de líquidos corporais, o que chamamos de edema ou retenção de líquidos e elevar a pressão arterial. Entre os alimentos ricos em sódio estão o sal adicional aos alimentos, os alimentos processados, alimentos com glutamato monossódico, molhos prontos, alimentos enlatados, fermentos, bicarbonato de sódio.
Por Greice Caroline Baggio.

1 comentários:

{ Unknown } at: 18 de março de 2015 às 14:10 disse...

na mascada do potássio

Postar um comentário