Google Analytics Alternative

Enxofre, silício e fósforo: fontes alimentares e contribuições ao organismo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
A partir do aporte nutricional adequado
 pode-se obter as quantidades
ideais destes minerais, que são distintas
nas diferentes etapas da vida.
O enxofre participa do metabolismo de macronutrientes, importante à manutenção da pele, ossos e tecido conjuntivo. Feijão, lentilha, alho, couve-flor, castanhas são alguns alimentos onde pode ser encontrado o mineral. Exemplos de alimentos que contêm o silício são a aveia, cevada, cebola, alho, frango, é importante para fortalecer o tecido conjuntivo, fortalecendo os ossos.

Já, o mineral fósforo faz parte de todas as células do organismo, cerca de 80% estão associados ao cálcio no esqueleto e dentes, os outros 20% restantes estão ativos em células e fluido extracelular, no sangue e vários órgãos.

Sua absorção é regulada pela vitamina D e pelo paratormônio (PTH). As melhores fontes de fósforo são encontradas em carnes bovina, aves, peixes, ovos e leite. Cereais, leguminosas e oleaginosas também são boas fontes. As frutas apresentam pequenas quantidades. Em cereais integrais, o fósforo é encontrado sob a forma de ácido fítico, que se une a outros micronutrientes, dificultando sua absorção.

O mineral participa de inúmeras funções no organismo, o DNA e RNA, por exemplo, são formados de fosfatos, sendo também necessário para formar a molécula trifosfato de adenosina (ATP), fornecendo energia ao organismo. Combinado ao cálcio, o fósforo participa da formação do esqueleto, fortalece os dentes.

Atua como mensageiro entre as células participando de processos metabólicos, como a contração muscular, secreção de hormônios, transmissão de impulsos nervosos.

O suprimento adequado de fósforo é essencial ao desempenho físico, evitando a fadiga.
A partir do aporte nutricional adequado pode-se obter as quantidades ideais destes minerais, que são distintas nas diferentes etapas da vida.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário