Google Analytics Alternative

Atribuições ao chá verde.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Camellia sinesis está entre os vários
estudos demonstrando seus benefícios.
O chá verde é refrescante e leve estimulante. Pesquisas atuais mostram a ligação entre o consumo do chá verde e sua ação antioxidante, antiinflamatória e anticarcinogênica, além de seus benefícios ao sistema cardiovascular.

CHÁ VERDE E SAÚDE CARDIOVASCULAR: Um estudo publicado em dezembro de 2009 pela revista Circulation mostra que a ingestão do chá verde reduz o risco de aterosclerose coronária em cerca de 38%, reduzindo o risco de doenças cardíacas em homens e mulheres. Ainda, reduz os níveis do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol.

ANTIOXIDANTE: Camellia sinesis está entre os vários estudos demonstrando seus benefícios e propriedades nutricionais anticâncer no consumo de seu chá. Bebida rica em polifenóis como as catequinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG).

ANTICÂNCER: O chá verde age para desintoxicar o organismo, seu efeito é ainda mais intenso quando combinado com outros alimentos funcionais como a soja, por exemplo. O laboratório de nutrição e metabolismo de Harvard mostrou, em camundongos, que a combinação de chá verde com a soja multiplicava os efeitos protetores de cada um quando consumido separadamente, tanto em tumores de próstata quanto para os tumores de mama. Entre as substâncias funcionais no chá verde estão os polifenóis, como as catequinas, já na soja as substâncias ativas são as isoflavonas, como a genisteína, a daidzeína e a gliciteína. O estudo sugere que a combinação de compostos fitoquímicos da soja com o chá verde, utilizados como na dieta alimentar são potencialmente eficazes para inibir a progressão do câncer.

DESINTOXICANTE: O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes.

POTENCIALIZADOR DO SISTEMA IMUNE: O consumo de seis xícaras ao dia além de está associado a prevenção de alguns tipos de câncer, também melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa.

SAÚDE MENTAL: O aminoácido não essencial teanina, presente no chá verde pode melhorar a regeneração mental após a atividade física. A teanina reduz o estresse mental, pois proporciona efeitos relaxantes, aumentando os níveis de neurotransmissores, serotonina e dopamina.

CONTRA INFECÇÕES: Mais estudos sobre os benefícios do chá verde, este estudo experimental em animais mostrou as atividades das catequinas, os principais componentes do chá verde, contra os agentes infecciosos.

Foi realizado um estudo de coorte baseado na população, com acompanhamento de 1995 a 2006, no Japão (40–79 anos). Neste estudo, o consumo de chá verde foi associado a um menor risco de morte por pneumonia em mulheres japonesas.

HIPERTENSÃO E DIABETES: Os estudos têm mostrado que o consumo dos chás (verde, branco) auxilia na diminuição da pressão sanguínea e redução do risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. No caso do diabetes, sem que seja adoçado com adoçantes calóricos que contribuem ao aumento da glicemia.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário