Google Analytics Alternative

Antioxidantes? Foque-se neles.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Para manter-se saudável é preciso um equilíbrio
entre a quantidade de radicais livres
produzidas no organismo e substâncias antioxidantes.
A variedade e riqueza estão na natureza! Variar o cardápio e equilibrar as porções de cada grupo alimentar lhe permite manter-se no peso saudável e obter saúde e vitalidade.

Como você sabe, os alimentos, principalmente frutas e verduras, estão repletos de substâncias antioxidantes, que previnem os danos causados por radicais livres, os mesmos que são responsáveis por patologias e envelhecimento precoce.
Os alimentos possuem substâncias particulares e distintas que em combinação uns com os outros potencializam sua ação no organismo. Leia alguns bons exemplos:

Licopeno: você os encontra em alimentos como tomates, melancias, goiabas, pertence ao grupo dos carotenóides que agem na prevenção do envelhecimento precoce, defesa imune e proteção contra o câncer, em especial ao câncer de próstata. Quer uma boa dica? Faça seu próprio molho de tomate ao invés de molhos industrializados e não desperdice as goiabas quando estão na época, o fruto também é rico em vitamina C.
Luteína e zeaxantina: Carotenóides importante à saúde ocular, prevenindo a catarata e a degeneração macular. Se você consome pimentões, milho, gema de ovos, couve e espinafre estará trazendo grandes benefícios à sua saúde.
Antocioninas: Inibem a formação de coágulos sanguíneos, dando uma força à circulação como também ao sistema imune. As frutas como açai, cereja, amora, uva são ricas em antocioninas.

Então, você tem muitos motivos para variar mais seu cardápio. Os alimentos estão disponíveis com o objetivo de proteger seu organismo.

Contribua com você mesmo, deixe um pouco os açúcares (sacorese) de lado e o excesso de carne bovina e incremente sua dieta com frutas e verduras.

Ainda, a poluição, os raios ultravioleta, a fumaça de cigarro e o stress são fatores que aumentam o stress oxidativo e os danos que os radicais livres causam nas células. Éstá consciente? Proteja-se.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário