Google Analytics Alternative

Nutrição infantil merece todo o cuidado.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Educação e controle alimentar na infância podem
ser determinantes para garantir o
desenvolvimento físico e intelectual pleno.
Educação e controle alimentar na infância podem ser determinantes para garantir o desenvolvimento físico e intelectual pleno. Na hora de se alimentar a situação pode não sair como planejada. Quais são as atitudes simples que podem ser melhoradas:

Dizer SIM para tudo: Já sabemos, pais querem agradar os filhos, mas agrade pensando em seu desenvolvimento pleno, não apenas no paladar. A criança sem limites vai querer abusar de doces e frituras com alto valor calórico e baixo valor nutricional. Reserve momentos para alimentos de preferência, não deixe que se torne rotina.

Lanche fora de hora: o ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, evitando beliscar entre as refeições. Os lanches fora de hora podem contribuir com elevado valor calórico e baixo valor nutricional.

Oferecer comida como recompensa: como toda a salada, senão não vai ganhar sobremesa. Isso é uma frase comum, mas que pode distanciar a criança de alimentos saudáveis.

Ameaçar com castigos para quem não come toda a comida do prato: a criança tem limite de tolerância distinta de adultos na hora da mesa. O ideal é junto à ela montar um prato bem atrativo.

Brincar na mesa ou com a comida? Não têm nada haver, bons hábitos e preferências alimentares são formados na infância, deficiências nutricionais ou excesso podem acarretar em sérios danos à saúde.

Substituir refeições completas? Isso pode proporcionar graves deficiência à médio prazo, arroz, feijão, carne, verduras e legumes, contribuem à uma gama de nutrientes impossíveis de serem substituídos por um doce ou outro alimento de baixo valor nutricional.

Ceder à primeira recusa do alimento: a criança pode dizer não à um alimento sem que ela tenha experimentado. Não desista no primeiro não, ofereça-o em outros momentos. Incremente receitas. Use sua criatividade.

Varie, procure não oferecer sempre o mesmo alimento: a criança só está consumindo leite, talvez seja porque é só o que lhe é oferecido. Varie os alimentos, iogurtes são boas opções.

Dê o bom exemplo e não deixe de incentivar uma nutrição equilibrada: nada de oferecer sucos de frutas naturais se a família só consumo refrigerantes, faça boas escolhas você também. Ofereça frutas, leite e derivados, ao invés de balas e outros doces.

Nutrição infantil merece todo o cuidado.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário