Google Analytics Alternative

Vitamina D. Como contribui os raios solares à produção de vitamina D?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Exposição cautelosa ao sol em horários apropriados,
em torno de 15 minutos;
 e alimentos fontes da vitamina D, 
além de cálcio e fósforo são essenciais à boa saúde.
Necessária à absorção do cálcio, formação óssea e fortalecimento do sistema imune, a vitamina D é descrita como um pró-hormônio, atuando no intestino para aumentar a absorção de cálcio e fósforo, nos ossos aumentando a reabsorção de cálcio e fosfato, nos rins, reduzindo a perda de cálcio pela urina.

Mesmo sendo produzida por meio da exposição ao sol, com o avançar da idade, a deficiência de vitamina D torna-se mais comum, bem como, com a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool reduz a capacidade do corpo para converter vitamina D em sua forma ativa.
Fontes da vitamina são encontradas em peixes e seus óleos, as quantidades em outros alimentos fonteS da vitamina como gema de ovos, leite integral, manteiga, fígado são variáveis. Além da exposição aos raios ultravioletas da luz solar, há alimentos fortificados como o leite desnatado, por exemplo.

Como produzir vitamina D por meio da exposição ao sol?
De maneira bem simples, por meio do colesterol presente, os raios solares ao penetrarem na pele, transformam este colesterol em um precursor da vitamina D diretamente absorvido pelo sangue, por meio de processos metabólicos o fígado e os rins finalizam a conversão do precursor da vitamina para vitamina D ativa.
Além de exposição ao sol em horários apropriados, em torno de 15 minutos e alimentos fontes da vitamina, o consumo de cálcio e fósforo são essenciais.
Insuficiente exposição ao sol resulta em baixos níveis da vitamina D, a falta em adultos pode levar a osteomalacia com redução da densidade óssea, além de fraqueza muscular e maior risco de faturas, além de osteoporose na terceira idade.
A deficiência pode causar raquitismo em crianças, mineralização prejudicada dos ossos em crescimento, na falta não apenas de vitamina D, mas de cálcio e fósforo
Estudos sugerem um papel importante de vitamina D para a manutenção da saúde cardiovascular, pesquisas mostram que um nível inferior sangue vitamina D está associada à síndrome metabólica e de outros fatores de risco para doença cardiovascular, estando também está relacionada a osteoporose, hipertensão, doenças auto-imunes, esclerose múltipla e artrite reumatóide, Diabetes Mellitus, alguns cânceres e demência.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário