Google Analytics Alternative

Fadiga e sonolência após as refeições?

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Menos fadiga após o almoço?
Controle seus níveis de insulina,
escolhendo melhores nutrientes e controlando suas porções.
Por que você pode sentir-se fadigado, com redução de sua energia após uma refeição?

Um professor de ciência cognitiva na Universidade da Califórnia, Berkeley, forneceu uma resposta.
Ficar com sono após uma generosa porção de massa parece ser uma situação comum. Conhecido como sonolência pós-prandial, os sintomas incluem sonolência, letargia e falta de motivação, ou seja, há uma redução de energia mental.

Mas, qual é a ligação entre comer uma refeição e ficar sonolento? O processo começa quando o alimento atinge o estômago e o intestino delgado. A refeição estimula a atividade do sistema nervoso parassimpático, que diz ao corpo para reduzir sua atividade e concentrar-se na digestão dos alimentos. Quanto mais alimentos, mais sonolência.

Embora isso se dê ao ingerir qualquer macronutriente, o açúcar de mesa comum, ou sacarose, encontrada em doces e sobremesas parece ser o principal culpado.
O consumo de sacarose aumenta os níveis de açúcar e insulina no sangue. O aumento da insulina faz com que o cérebro produza mais serotonina e melatonina, neurotransmissores que contribuem por deixá-lo sonolento.

Menos fadiga após o almoço? Controle seus níveis de insulina, escolhendo melhores nutrientes e controlando suas porções.

1 comentários:

{ . } at: 19 de novembro de 2017 às 19:02 disse...

bem explicado, ok obrigada

Postar um comentário