Google Analytics Alternative

Hipertensão e nutrientes.

quinta-feira, 11 de março de 2010
Ao aferir a pressão arterial obtemos dois valores distintos. O maior número é referente a pressão chamada sistólica, a pressão sanguínea de vasos quando o coração se contrai para distribuir o sangue ao corpo, o menor número ou pressão diastólica, é referente ao relaxamento do músculo cardíaco.
Embora as causas da hipertensão não estejam plenamente definidas, é uma doença silenciosa que pode ser evitada e deve ser controlada se presente. Alguns fatores podem alterar a pressão arterial como situações de estresse, consumo de bebidas alcoólicas, alimentação excessiva e rica em sódio.
Estudos avaliam que os hábitos alimentares são fatores essenciais ao desenvolvimento, ou não, da hipertensão como o abuso de alimentos industrializados que são ricos no micronutriente mais relevante na elevação da pressão arterial, o sódio. Embora essencial às diversas funções orgânicas, como transmissão de impulsos nervosos, equilíbrio dos fluidos celulares, em excesso o sódio é prejudicial, estando relacionado a hipertensão, problemas renais, cardíacos.
O equilíbrio no consumo de sódio e potássio, a inclusão de vegetais e frutas, ricas em compostos bioativos, potássio e vitamina C, a restrição de bebidas alcoólicas e de alimentos industrializados são medidas úteis na prevenção de hipertensão.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário