Google Analytics Alternative

Fatores de risco para doenças cardiovasculares.

quarta-feira, 3 de março de 2010
Doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo, representando um crescente número de internações e gastos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudos atuais revelam uma ligação entre estilo de vida e doenças do coração. A nutrição adequada está intimamente relacionada a prevenção de mortes prematuras, oferecendo uma proposta de reeducação alimentar e mudanças gradativas no estilo de vida, minimizando e prevenindo os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças.
O aumento nos níveis séricos de lipoproteínas (quilomícrons, LDL, VLDL, HDL), fibrinogênio (proteína plasmática que se converte em fibrina, onde níveis altos de fibrinogênio estão relacionados a trombose), e proteína C-reativa (importante marcador inflamatório) estão relacionados a incidência de doenças cardiovasculares.
O avançar da idade, o excesso de peso, incluindo hábitos alimentares inadequados, o fumo, hipertensão, o sedentarismo são fatores de risco para que os níveis destes marcadores se elevem. Manejos na dieta são de extrema importância na prevenção. Além dos níveis de colesterol é necessário verificar os níveis de outros marcadores importantes nos exames de rotina, como da proteína C-reativa.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário