Google Analytics Alternative

Pesquisa expõe o TRIO que desencadeia reação imune, doença celíaca.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

...três substâncias-chave no glúten
encontradas no trigo, centeio e cevada
é quem desencadeam
a doença digestiva.
 A ligação entre o glúten e doença celíaca foi estabelecida pela primeira vez 60 anos atrás, a doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, que encontrado em alimentos como biscoitos, pães, massas.

A causa da reação imune que leva à doença celíaca foi descoberta, três substâncias-chave no glúten encontradas no trigo, centeio e cevada é quem desencadeam a doença digestiva.
A pesquisa, publicada na Science Translational Medicine, estudou 200 pacientes com doença celíaca que frequentam clínicas de Oxford e Melbourne. Os voluntários foram convidados para comer pão, bolos de centeio ou cevada cozida. Seis dias depois, eles tiveram amostras de sangue para medir a resposta imune a milhares de diferentes fragmentos de glúten, ou peptídeos.
Os testes identificaram 90 peptídeos que causou um certo nível de reação imunológica, mas três foram considerados tóxicos. Estas três componentes representam a maioria da resposta imune ao glúten, que é observado em pessoas com doença celíaca.

Como sabemos, a doença celíaca pode ser controlada com uma dieta isenta de glúten, o que para alguns pode ser um desafio. Conforme as referências, quase a metade dos pacientes quando iniciam uma dieta isenta de glúten, já possuem algum comprometimento do intestino.

Os sintomas da doença celíaca variam de leve a muito grave, de indivíduo para indivíduo, os quais incluem diarréia, náuseas, vômitos, dor abdominal, cansaço, dores de cabeça, perda de peso. Sintomas que podem ser confundidos com a síndrome do intestino irritável, intolerância ou alergia a lactose.
A nova descoberta pode auxiliar a conduzir uma vacina contra a doença celíaca, mas demais pesquisas são necessárias.

1 comentários:

{ Sandra } at: 22 de julho de 2010 às 18:38 disse...

Amigos,
O diagnóstico é mesmo complicado. O meu tio teve que esperar mais de 3 anos para confirmar a celíaca.

Hoje em dia tem um teste molecular que indica se você tem os genes ligados à celíaca. Se vc faz o teste e dá negativo, vc tem quase 100% de chance de nunca ter a doença. Se der positivo, você tem grandes chances de desenvolver. O melhor é que é com gota de sangue do dedo.

No caso do meu tio que é diabético, o diagnóstico foi até rápido porque a celíaca aparece em uma alta porcentagem deles. Foram mais de 3 anos onde ele ficou sem comer glúten por um tempo para ver se os sintomas desapareciam. Como o médico não tinha certeza ainda, o meu tio voltou a comer glúten para poder começar os sintomas (diarréia, mal estar...) e poder fazer a biópsia. Somente depois da segunda biópsia a doença foi diagnosticada. Se o meu tio tivesse esse teste de DNA na época, ele tinha escapado das biópsias...

acho que eu vou fazer, afinal a celíaca é hereditária.

Postar um comentário