Google Analytics Alternative

A restrição calórica mais tardia e o antienvelhecimento.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Leia também no blog:
Óleo de peixe e investigações sobre seus benefícios.
http://bit.ly/ap6G6j
 Já sabemos que para haver redução do peso, caso o indívíduo precise de adequação à um peso mais saudável, a redução calórica estará dentro de seu plano.

Agora, os investigadores estão tendo uma nova visão sobre por que uma dieta restrita pode levar a uma maior longevidade e redução da incidência de doenças relacionadas com a idade.
Apesar de rumores de que uma dieta restrita pode estender a vida útil em certos animais, este trabalho mostra como isso afeta os mecanismos de envelhecimento, e o mais interessante, mesmo que a dieta restrita seja adotada mais tarde na vida.

Investigadores do Researchers at the Biotechnology and Biological Sciences Research Council Centre for Integrated Systems Biology of Ageing and Nutrition (CISBAN) na Universidade de Newcastle, estão trabalhando com a teoria de que a senescência celular, ou seja, o ponto em que uma célula não pode mais repetir, que é uma das principais causas do envelhecimento.
Ao olhar para ratos alimentados com uma dieta com restrição calórica a equipe descobriu que eles tinham um acúmulo de células senescentes reduzidas no fígados e intestinos, as quais se acumulam normalmente em grandes quantidades à medida que avança o envelhecimento. Pois bem, a restrição calórica reduz o número de células senescentes com lesão dos telómeros.
Os cientistas também descobriram que os telômeros estavam mais presenvados e que os biomarcadores de stress oxidativo estavam reduzidos devido a restrição calórica.
Você já se imaginou com 80, 90, 100 anos de idade? Trabalhar para encontrar maneiras de manter os indivíduos mais saudáveis no decorrer da vida, independente, livre doenças que podem ser evitadas, é uma das questões que mais estão sendo estudadas.
Se para alguns, adotar melhores escolhas na dieta para manter a silhueta parece difícil, pense então quando fala-se para evitar o envelhecimento e doenças que sucedem aos avançar da idade?

A restrição calórica, mas nutricionalmente equilibrada e muito bem planejada, leva a uma diminuição da oxidação nos tecidos, o que reduz os riscos de doenças relacionadas com o envelhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário