(Journal Neuropschopharmacology)Tomar café para dar um up no dia pode não ser útil se você toma o tempo todo, sugere este estudo. Pessoas que consomem muita cafeína desenvolvem uma certa tolerância aos seus efeitos estimulantes. Ficar em estado de alerta pode ocorrer somente em quem não está acostumado a bebida e ao efeito da cafeína. Baseado em uma pesquisa em 379 voluntários, os participantes do estudo se abstiveram do café por cerca de 16 horas. Metade deles tinham o hábito de beber café, até 6 xícaras ao dia, outra metade não bebiam ou bebiam muito pouco o café. Metade recebeu cerca de 100mg de cafeína, outra metade recebeu placebo. Os que receberam placebo relataram uma diminuição no nível de atenção e dores de cabeça, diferente do outro grupo, que não relataram tais situações.
As pessoas podem tornar-se imunes aos impulsos da cafeína, é o que sugere a pesquisa. Mas sem dúvida, se você está acostumado a beber café pode sentir-se sonolento se parar de beber. Como já citei em outros posts, já que os estudos sobre o café são muitos, a cafeína age como estimulante do sistema nervoso central levando a liberação de adrenalina.
O consumo de 4 a 5 xícaras ao dia é seguro segundo a pesquisa, entretanto mulheres grávidas devem limitar o consumo de cafeína para 200mg ao dia, incluindo todas as fontes que contêm a substância.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário