Google Analytics Alternative

"Chiclete" quem inventou?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

É curioso o motivo pela qual o chiclete ou
goma de mascar foi inventado,
mesmo considerado de baixo valor nutricional
com açúcar e nada atrativo à saúde dos dentes,
suas versões diets continuam a ser intro
duzidas no mercado com muitos adeptos.
Já parou para contar quantos
chicletes você mastiga
até a ida ao trabalho?

Leia na íntegra em http://bit.ly/aDipfC
 O hábito de mascar substâncias é milenar. Substâncias de diferentes natureza e por diferentes razões. Mas o chiclete, tal como o conhecemos hoje, tem como ponto de partida uma viagem que THOMAS ADAMS fez ao México, por motivos particulares, em 1869.

Lá toma conhecimento de uma substância denominada "chicle", extraída das árvores de SAPODILHA. Assim como fica sabendo, também, que os MAIAS sempre tiveram por hábito mascar o ´chicle´ nos momentos de maior tensão, e diante de perigos iminentes. Comprou uma certa quantidade da substância, e levou consigo para os EUA.
Durante algum tempo perdeu de vista a utilização que tinha conhecido no México, e tentou utilizar o "chicle" na composição da borracha para diminuir o custo dos pneus para os primeiros automóveis a serem fabricados. Não funcionou. Fez incursões em outros campos que também não foram bem sucedidas. Então decidiu concentrar-se no que tinha registrado no México, até porque presenciou várias vezes, crianças entrando em farmácias para comprar pedaços de parafina que imediatamente colocavam na boca e começavam a mascar. Em conjunto com seu filho, ADAMS Jr., lança a primeira goma de marca ADAMS NEW YORK Nº 1, no formato de bola e em papéis coloridos. Rapidamente percebe, pela pouca atenção dada pelas crianças aos produtos, que alguma coisa estava faltando. Lança uma segunda versão agregando aroma e cor e a partir daí e até hoje as máquinas não pararam mais de rodar.

O chiclete chega ao Brasil no início da Segunda Guerra Mundial, uma base militar americana instalada na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, onde os soldados que aqui desembarcavam começaram a oferecer e vender seus chicletes às crianças da cidade, e em termos de comunicação, através dos filmes de guerra da época, onde todos os soldados, o tempo todo, mascavam o produto. Em pouco tempo as importações foram iniciadas, e em 1944 o ADAMS já era vendido em todo o país.

1 comentários:

Anônimo at: 27 de outubro de 2013 às 11:55 disse...

mas o chiclete ñ é feito de petroléo??

Postar um comentário