Google Analytics Alternative

Gorduras poliinsaturadas e redução de doenças cardíacas em cerca de 1/5, sugere estudo.

domingo, 6 de junho de 2010
Substituir as gorduras saturadas da dieta pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 1/5, sugere o estudo realizado nos EUA.
Dados da Harvard Medical School analisaram os resultados de 8 estudos anteriores abrangindo cerca de 13 mil pessoas. Segundo as pesquisas, o ideal é que não mais do 11% de valor calórico total da dieta seja obtido por gorduras saturadas, isso porque em excesso ela predipõe ao aumento do LDL colesterol, obstruindo artérias. Ao contrário, as gorduras insaturadas, especialmente as poliinsaturadas encontradas em peixes e certos óleos vegetais contribuem ao aumento do bom colesterol. Para cada 5% de aumento no consumo de gorduras poliinsaturadas, houve uma queda de 10% de doença cardíaca, sugere as pesquisas. Já, um aumento médio de cerca de 10% no consumo de gorduras poliinsaturadas reduziu em 1/5 de doença cardíaca. O estudo baseou-se nas gorduras poliinsaturadas, ficando de fora as gorduras monoinsaturadas. Mas será que substituir as gorduras saturadas pelas monoinsaturadas (encontradas no azeite de oliva e óleo de canola) trariam os mesmos efeitos do que a substituição por gorduras poliinsaturadas? Mais estudos são necessários.
Podemos ver recentes sobre os benefícios do consumo das gorduras poliinsaturadas, entretando sabe-se que ainda é muito baixo e restrito o consumo de gorduras boas na dieta, gorduras importantes à saúde do coração. Manter o equilíbrio no consumo dos tipos de gorduras é essencial.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário