Google Analytics Alternative

Para saber mais: Insuficiência renal e sal.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Os minerais que mais necessitam de cuidado e atenção na insuficiência renal são: sódio, potássio, cálcio, fósforo e ferro. Mesmo em casos de hipertensão não é adequado recomendar uma ingestão muito baixa de sódio, sem que antes alguns fatores sejam analisados, entre eles: a terapia medicamentosa do paciente é efetiva? Ele está utilizando adequadamente a medicação prescrita?
O uso do sal é uma das principais medidas avaliadas na insuficiência renal, em especial quando associada a hipertensão. Na hora de colocar sal nas refeições, um procedimento menos trabalhoso é não adicionar sal às preparações de consistência líquida, como sopas, molhos e adicionar posteriormente, a porção adequada ao prato, já em preparações de consistência sólida, tal como bifes, podem ser cozidos com uma quantidade de sal reduzida, assim evita-se excessos de sal à mesa.
A educação nutricional é essencial em qualquer caso, mas lembre-se cada caso é único, o uso ou restrição de sal ou sódio deve ser feita com cautela.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário