Google Analytics Alternative

Homocisteína e doenças cardíacas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009
A homocisteína por descrita pela primeira vez em 1932, por processos metabólicos a homocisteína é um aminoácido que se converte em outro no organismo, entretanto para que isso ocorra são necessários cofatores, entre eles vitaminas do complexo B. Deficiências destas vitaminas no organismo podem resultar em acúmulo de homocisteína no sangue. Ao se acumular no sangue, a homocisteína facilita o acúmulo do colesterol LDL, igualmente prejudicial quanto ao colesterol aumentado, seus níveis aumentados de homocisteína aumentam o risco de doenças cardíacas e aterosclerose.
Para que ela se converta em outro aminoácido e não se acumule no plasma sanguíneo são necessárias: vitamina B6, ácido fólico e vitamina B12. Fornecer fontes destes micronutrientes na dieta contribui para a redução dos níveis de homocisteína no sangue.
Fontes de vitamina B6 incluem: cereais integrais, gema de ovo; fontes de ácido fólico incluem: leguminosas, vegetais verdes escuros; fontes alimentares de B12 incluem: peixe, ovos, carne bovina.
Altos níveis de homocisteína no plasma podem ser causados por defeitos genéticos de enzimas envolvidas no seu metabolismo, ou pelas deficiências nutricionais das vitaminas descritas acima.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário