Bolinhos de linhaça e chia
Ingredientes
- 1 ovo
- 1/2 de açúcar light para forno e fogão
- 5 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 xícara de farinha de arroz integral
- 1 xícara de farinha de linhaça
- 1/4 xícara de água
- 1/4 xícara de água
- raspas de gengibre
- 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
- 5 colheres de sopa de chia
- Misture os ingredientes um a um para fazer a massa. Unte a forma com óleo de coco e farinha de linhaça, modele o bolinhos e leve em forno pré-aquecido 200ºC por 30 minutos.
NUTRIENTES DA CHIA
Um dos ingredientes utilizados foi a chia, semente que apresenta um balanço adequado entre esses dois ácidos graxos essenciais e não necessita ser triturada para tornar seus nutrientes disponíveis. É fonte de proteínas de boa digestibilidade, fibras e minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco, além de vitaminas do complexo B: além de antioxidantes como o ácido caféico.
Recomenda-se o consumo de 25 gramas das sementes in natura todos os dias, cerca de 2 colheres de sopa, sendo que um consumo levemente maior não vai acarretar danos à saúde. Em 25 grmas de semente, encontramos 130 kcal, 11g de carboidratos, 3.9g de proteínas, 7.7g de gorduras totais, 9.4g de fibra alimentar, 4.4g de ALA (ômega 3), 1.4g de ácido graxo linoléico (ômega 6).
Nutrientes e benefícios à saúde:
O consumo de chia tem mostrado controle do peso corporal, nos níveis de glicemia, preferencialmente pós-grandial, além de melhorar o perfil lipídico, entre outros. Assim, sua ingestão pode auxiliar na redução de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
- Rica em fibras solúveis e insolúveis, essenciais para o bom funcionamento intestinal e atuam na saciedade;
A Chia também auxilia na redução de peso, já que quando as fibras presentes na semente entram em contato com a água no intestino, elas formam uma espécie de gel, dando a sensação de saciedade e aumentando o tempo da digestão. Fibras que auxiliam na saciedade, agem no bom funcionamento intestinal e previnem doenças.
- Rica em ômega 3: ácido graxo essencial, ou seja, o organismo não pode produzi-lo , devendo ser suprido na dieta diária, os estudos sugerem que o ômega 3 atua na prevenção de doenças cardiovasculares, protege contra os sintomas da depressão e demência, melhorando as funções cerebrais, fortalece o sistema imunológico e ainda reduz sintomas da artrite como dor e rigidez nas articulações. As gorduras ômega 3 atuam como antiinflamatórias e antioxidantes, também podem contribuir na proteção contra dos diversos tipos de câncer e atuarem contra o envelhecimento precoce.
- Fonte de minerais como cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês e zinco, além de vitaminas do complexo B: As sementes de chia contêm cálcio, mineral essencial na formação óssea e prevenção da osteoporose, contêm magnésio, nutriente vital que trabalha sinergicamente com o cálcio e a vitamina D na formação óssea, estando envolvido na produção de energia, relaxamento muscular, na função do sistema nervoso.
Por Greice Caroline Baggio Simioni.
0 comentários:
Postar um comentário