Voluntário participa de teste: simulação de uma altitude equivalente a 2.500 metros. |
A cafeína melhora em 12% o desempenho de atletas em altitudes elevadas. É o que aponta a pesquisa da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Já é consenso na literatura que a cafeína melhora muito o desempenho aeróbio de esportistas no nível do mar. Porém, é pouco estudado se a substância seria indicada para quem pratica esportes em altitudes elevadas" , explica o autor do estudo, o educador físico Bruno de Paula Caraça Smirmaul.
Os testes foram realizados nos laboratórios da Universidade de Kent, durante período de estudos na Inglaterra. Segundo ele, só duas pesquisas anteriores à dele mostram este aspecto sem, no entanto, esclarecer sobre os mecanismos que levam a cafeína a ser tão eficaz, particularmente em altitude, em que a fadiga muscular ocorre de forma mais rápida.
Desde 2004, a substância foi liberada pela Agência Mundial Antidoping e, no entanto, persistem dúvidas quanto à sua utilização. Smirmaul relata que muitos atletas ainda desconhecem a liberação, e acabam não fazendo uso da cafeína para incrementar os resultados do seu esforço. Ele recomenda que os praticantes de esportes como, por exemplo, corrida, escalada e futebol, quando estiverem em altitudes elevadas, façam a ingestão da substância para um efeito benéfico.
Desde 2004, a substância foi liberada pela Agência Mundial Antidoping.
Os sete voluntários do estudo se submeteram a exercícios em uma bicicleta ergométrica e, a partir de um equipamento que reduz a fração de oxigênio, foi realizada a simulação de uma altitude equivalente a 2.500 metros do nível do mar. " Desta forma, pudemos mensurar diversos parâmetros como fadiga periférica e central, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, lactato e, até mesmo, oxigenação cerebral para entender o mecanismo pelo qual a cafeína melhora o desempenho dos indivíduos" , esclarece.
A pesquisa comparou o efeito da ingestão de cafeína e de placebo, mas os voluntários não tinham conhecimento quando estavam ingerindo um ou outro. Com isso, foi possível perceber que a cafeína diminuiu substancialmente a sensação de fadiga e a percepção de esforço dos sujeitos e melhorou parâmetros neuromusculares durante os exercícios.
Com informações da Unicamp.
Fonte: I Saúde, Ingestão de cafeína melhora desempenho de atletas em altitudes elevadas. Segundo pesquisa da Unicamp, por desconhecimento, muitos ainda não fazem uso da substância para melhorar resultados. Acessso em 11/03/2013.
0 comentários:
Postar um comentário