A nutricionista Cristiane Perroni, especialista do Eu Atleta, destaca a importância de estimular o consumo de algumas frutas em dietas para emagrecimento por elas possuírem baixa densidade energética, grande quantidade de água na sua composição e serem ricas em fibras. Isso gera saciedade durante o processo de mastigação, digestão e absorção. Ou seja, ela "gastam mais calorias" para serem metabolizados pelo corpo.
As frutas podem ser consumidas em maior quantidade e de forma livre, pois são verdadeiras fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, além de terem potente ação antioxidante. Prefira a fruta in natura do que na forma de suco. O preparo de sucos reduz a quantidade de fibras. Utiliza-se também maior quantidade de frutas para fazer um copo de suco, tendo maior densidade energética, maior concentração de açúcares e maior estímulo à insulina do que se estivesse comendo a fruta inteira.
Confira as propriedades presentes nas frutas:
Vitamina C
Atua para a formação de colágeno, facilita a absorção de ferro reduzindo o ferro sérico (presente em folhosos verde escuro e leguminosas) ao estado de ferro ferroso que é mais facilmente absorvido. Tem ação antioxidante, o que contribui para defesa contra a ação dos radicais livres.
Beta caroteno
Mantém a saúde da pele e da visão, previne a cegueira noturna e melhora a imunidade. Também possui um efeito antioxidante.
Licopeno
É um potente antioxidante, atua na prevenção de inúmeras doenças (como as cardiovasculares, aterosclerose, câncer de próstata e hipertensão). Também ajuda a minimizar o processo de envelhecimento celular.
Antocianinas
São flavonoides, possuem potente ação antioxidante, combate a ação de radicais livres e atua na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de canceres e do envelhecimento
Resveratrol
Tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antiplaquetária, antifúngica e cardio protetora.
Fonte: Eu Atleta.
0 comentários:
Postar um comentário