Para quem está na luta contra a balança e procura opções mais saudáveis para substituir alguns alimentos, a farinha de amaranto pode ajudar. Facilmente incorporada a receitas doces e salgadas, ela traz uma série de benefícios para a saúde.
O amaranto é um grão que pode ser consumido em forma de sementes, flocos ou farinha. Ele é rico em nutrientes como fibras solúveis, que ajudam no emagrecimento, diminuem o apetite, controlam os níveis do colesterol e melhoram o funcionamento do intestino.
Benefícios da farinha de amaranto
Existem diversas farinhas que são usadas para substituir a de trigo, que é mais calórica, pobre em nutrientes e possui glúten. Uma opção que vem ganhando espaço nesse time é a farinha de amaranto, fonte de carboidratos, proteínas, fibras, cálcio, fósforo e selênio, além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo.
Entre os principais benefícios dessa farinha está o auxílio ao emagrecimento, devido à presença de fibras. Ela traz sensação de saciedade por mais tempo, alivia a prisão de ventre e ajuda no funcionamento do intestino e na eliminação de impurezas, regulando o sistema digestivo e diminuindo o inchaço abdominal.
As fibras ainda atuam na redução da pressão arterial e no controle da glicemia, diminuindo os níveis de açúcar no sangue. Com isso, também é capaz de reduzir o colesterol da corrente cardiovascular, contribuindo para a saúde do coração. Outro benefício é poder ser consumida por celíacos, pois não contém glúten.
Além disso, a farinha de amaranto também ajuda na recuperação dos músculos, pois contém 15% de proteínas e aminoácidos essenciais. Tem função antioxidante e, por isso, atua retardando o processo de envelhecimento das células do organismo.
Por ser fonte de cálcio biodisponível, o mais absorvido pelo organismo, ajuda a combater a osteoporose e é uma boa opção para quem possui deficiência desse micronutriente.
Receita de panqueca com farinha de amaranto
A farinha de amaranto possui um sabor bem leve e ameno, então pode ser adicionada a várias receitas, como sopas, sucos, saladas, bolos, pães, panquecas, entre outras opções. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e supermercados.
Ingredientes:
- 1 ovo inteiro
- 1 clara
- 3 colheres de sopa de farinha de amaranto
- 3 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico ou de amido de milho
- ½ xícara de água
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 pitada de sal
- Outros temperos, como pimenta, orégano e açafrão (opcional).
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por alguns minutos. A massa vai ficar com uma espuma na parte de cima. Retire-a. A consistência da mistura é mais líquida, mas, se ficar demais, acrescente mais um pouco de amido de milho.
Unte a frigideira com um fio de azeite e coloque a massa. Quando estiver dourada de um lado, vire e deixe dourar do outro. Recheie como quiser. Uma dica é usar frango desfiado, cebolinha, requeijão e abobrinha ralada e refogada. Leve ao forno por alguns minutos para esquentar o recheio.
Conhece outra maneira de incluir a farinha de amaranto no cardápio? Conte nos comentários!
Fonte: vivo mais saudável
0 comentários:
Postar um comentário