Google Analytics Alternative

RECEITAS DE IOGURTES VEGANOS.

segunda-feira, 21 de julho de 2014
Iogurte vegano de leite de coco
Ingredientes
400 ml de leite de coco
1 xícara de água
1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos
3 colheres (chá) de óleo de coco ou de linhaça
1 colher (chá) de agar-agar
2 colheres (sopa) de açúcar ou néctar de agave (opcional)

Preparo
Em uma panela, misture o leite de coco (pode ser leite de coco de garrafa ou caseiro), a água e o agar e leve para aquecer em fogo baixo por 3 minutos. Aguarde amornar à temperatura de 45 graus. Caso não tenha termômetro culinário, teste com a ponta do dedo. Quando suportar mergulhar a ponta do dedo e contar até 10, está adequado. Misture o óleo de coco, o açúcar e por último o probiótico (que use açúcar no cultivo de bactérias – geralmente maltodextrina). Despeje em um vidro esterilizado e coloque em bolsa térmica ou envolto em panos num ambiente mais aquecido, sob a luz do sol (não muito intensa) ou dentro do forno. Deixe fermentar de 8 a 12 horas, e leve à geladeira. Se desejar, adicione coco ralado. Também pode ser feito sem adoçantes.
O iogurte fica mais espesso com o passar de 2 a 3 dias em geladeira. Consuma em até 5 dias.

Bebida fermentada de soja tipo iogurte
Ingredientes
Aprox. 1 litro de leite de soja sem açúcar e sem sabor
1 envelope ou 2 cápsulas de probióticos

Preparo
Utilize leite de soja caseiro, ou leite de soja sem sabor e sem açúcar, comercializado em lojas de produtos naturais ou de alimentos orientais. Amorne a 45 graus. Caso não tenha termômetro culinário, verifique a temperatura com a ponta do dedo; se conseguir mergulhá-lo no leite e contar até 10 sem incomodar, significa que a temperatura está adequada. Despeje o probiótico e mexa bem. Se preferir um iogurte com consistência bem firme, adicione uma colher de amido de milho ou de agar-agar diluído em um pouco de água. Não adicione açúcar ou saborizantes nesta etapa.
Coloque em um recipiente e tampe bem, deixando abafado (de preferência em bolsa térmica) entre 4 a 6 horas.
Após fermentação, conserve em geladeira e adicione baunilha ou bata com frutas para dar sabor.

Coalhada de leite de soja e limão
Ingredientes
500ml de leite de soja sem sabor
suco de 1/2 imão
1/4 de xícara de água

Preparo
Aqueça o leite de soja até que fique morno, sem ferver. Dissolva o suco de limão em 1/4 de xícara de água e adicione ao leite de soja, misturando enquanto despeja. Tampe e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Passe por uma peneira para que escoe o excesso de água.
Pode ser utilizado em receitas doces e salgadas diversas. Fica ótimo para passar no pão, com uma pitada de sal e um fio de azeite de oliva. Se batido com suco de frutas, fica semelhante a um iogurte.

Fonte: Veggietal

0 comentários:

Postar um comentário