Google Analytics Alternative

RECEITAS COM INGREDIENTES FUNCIONAIS.

sexta-feira, 11 de julho de 2014
RECEITAS DE AMARANTO
Bolo de banana com amaranto (Flocos de amaranto)


Ingredientes: 1 ovo / 1 xícara de açúcar mascavo/ 1/3 de xícara de óleo de canola / 1 banana amassada / 1/2 xícara de amido de milho / 1/2 xícara de farinha de trigo integral / 1 colher de chá de sal marinho/ 1 colher e meia de fermento para pão / 1 xícara de flocos de amaranto / 1/4 de xícara de água Preparo: Bater o ovo separado e reservar. Misturar os ingredientes secos: açucar, amido de milho, farinha de trigo integral, sal e o amaranto. Nesta mistura acrescentar o óleo, o ovo batido, a água e a banana amassada. Misturar bem. Acrescentar o fermento em pó e misturar bem até o fermento incorporar na massa. Colocar a mistura em uma forma untada, espalhar bem e enfeitar com rodelas de banana por cima. Polvilhe açúcar mascavo e canela. No forno pré-aquecido, em temperatura média, coloque a forma para assar por 40 a 45 minutos.

Pão de amaranto (Farinha de amaranto)
Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de amaranto/ 3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral/ 1 xícara (chá) de água/ 1 colher e meia (sopa) de açúcar mascavo/ 1 colher (chá) de sal/ 1 colher de fermento biológico granulado (ou um tablete de 15 de fermento fresco)/ 1/2 xícara (chá) de óleo de canola. Preparo: Esquentar a água. Adicionar o açúcar, o sal e o fermento. Misturar as farinhas e o óleo. Despejar a água com a mistura de açúcar, sal e fermento; amassar e deixar crescer até dobrar o volume. Amassar novamente, colocar em forma e deixar crescer. Levar ao forno pré-aquecido a 180o C por cerca de 15 min.

Salada de Amaranto (Grãos de amaranto)
Ingredientes: 2 xícaras (chá) de amaranto em grãos/ 2 xícaras (chá) de água/ 1 a 2 dentes de alho/1/2 cebola média /2 tomates picados/1/2 xícara (chá) de cebolinha /1/2 xícara (chá) de salsa ou coentro/1 colher (sopa) de suco de limão/ 3 colheres (sopa) de azeite de oliva . Preparo: Lavar os grãos, adicionar água e colocar para cozinhar por cerca de 8 minutos com uma pitada de sal. Desligar e espere esfriar. Adicionar os temperos, os tomates picados , o suco de limão e o azeite; adicionar sal a gosto, misturar bem e está pronta para servir. Você poderá variar os legumes, utilizando: cenouras, salsão, nabo… enfim utilize sua criatividade.

Biscoito de Amaranto (Grãos e Farinha de amaranto)
Ingredientes: 1 xícara (chá) de amaranto em grão/ 1 xícara (chá) de farinha de amaranto/ 2 xícaras (chá) de amido de milho/ 3/4 de xícara (chá) de água / 2 ovos/ 1/2 xícara (chá) de manteiga/ 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo/ 1 colher (sobremesa) de fermento químico/ 1 colher (sobremesa) de sal. Preparo: Deixar os grãos de molho por uma noite. Bater no liqüidificador, com água e adicionar os ovos, o sal e o açúcar. Despejar em uma tigela, bater com a manteiga, o amido e a farinha; adicionar o fermento por último. Untar bandejas e despejar em pequenas quantidades. Levar ao forno pré-aquecido a 180oC. Retirar quando começar a dourar (20-30 min).

RECEITAS SEM GLÚTEN
BISCOITINHOS DE GERGELIM

INGREDIENTES: 1 1/2 xíc de creme de arroz / 1/2 xíc de maisena / 1/4 xíc de fécula de batata / 1/2 xíc de gergelim / 2 ovos / 1 cc de fermento em pó / 75 g de margarina (3/4 de tablete) / 1 cc de sal / água para dar liga PREPARO: Misture todos os ingredientes, menos a água, amasse bem, depois acrescente a água aos poucos, sempre trabalhando a massa.Enrole pequenas porções da massa numa superfície enfarinhada dando formato de grissini.Asse em forno médio pré-aquecido por 20-25 minutos. Ficam macios e crocantes.

BISCOITINHOS DE MEL
INGREDIENTES: 1 xíc de maisena/ 1 xíc de fubá / 1/2 xíc de coco ralado / 100g de margarina / 1/2 xíc de mel / 2 cc de fermento em pó PREPARO: Misture todos os ingredientes,amasse bem e corte os biscoitinhos.Asse em assadeira untada em forno médio pré-aquecido até dourarem

BISCOITO CROCANTE DE BATATA DOCE
INGREDIENTES: 2 tabletes de margarina culinária (200g) / 1 xíc de açúcar / 1 xíc de batata doce cozida e amassada / 3 xíc de maisena / 1 CS de fermento em pó PREPARO: Misture todos os ingredientes.Corte os biscoitos e asse em forno médio pré-aquecido até que fiquem ligeiramente dourados, se assarem demais ficam amargos.

BISCOITO SALGADO
INGREDIENTES: 200 g de batatas cozidas e espremidas / 1 tablete de margarina culinária (100g) / 1 cc de sal / 2 gemas / 2 cc de fermento em pó / 6 CS bem cheias de creme de arroz / 1 1/4 de xic de maizena

PREPARO: Misture os ingredientes secos com a margarina e as gemas de ovo.Acrescente a batata e misture bem,se ficar mole adicione um pouquinho de creme de arroz ou maizena.
Abra pequenas porções de massa com cerca de 1/2 cm de espessura , corte os biscoitinhos e arrume-os numa assadeira forrada com papel manteiga.Asse em forno médio pré-aquecido por cerca de 20 minutos.Ficam realmente deliciosos.
DICA:Deixe dourar bem para que fiquem crocantes.

BOLO DE MANDIOCA
Ingredientes: 2 xíc de açúcar mascavo/1 xíc de leite de coco / 1 xíc de margarina / 1/2 CS de fermento em pó / 1 kg de mandioca descascada e ralada / 5 ovos/ 1 e 1/2 xíc de coco ralado / 1 xíc de água

PREPARO: Numa tigela, bata a margarina com o açúcar até que fique cremoso. Adicione os ovos e bata mais um pouco. Adicione a mandioca, o fermento e o leite de coco e misture bem. Asse em forno médio pré-aquecido numa forma untada e enfarinhada por cerca de 30 minutos ou até dourar.Desenforme depois de frio e coloque a cobertura. Para a cobertura, ponha o açúcar numa panelinha e leve ao fogo, mexendo até caramelizar. Adicione a água aos poucos, misturando até dissolver o caramelo.Deixe ferver por 3 minutos. Junte o coco e misture, cozinhando por 2 minutos.

BOLO DE MAÇÃ COM CANELA
Ingredientes: 5 ovos / 1 ½ xíc de creme de arroz / ½ xíc de maisena / 3 CS bem cheias de margarina / 2 xíc de açúcar mascavo/ 1 pitada de sal / 1 CS de fermento em pó / 1 cc de canela em pó / 2 maçãs pequenas em cubinhos / ½ xíc de açúcar branco / 2 cc de canela em pó PREPARO: Derreta a margarina e reserve.Na Batedeira bata os ovos por cerca de 5 minutos. Adicione a margarina derretida, o açúcar e continue batendo.Acrescente então as farinhas, o fermento, o sal e a canela em pó.Despeje a massa em uma assadeira retangular untada e enfarinhada, espalhe a maçã picada, polvilhe com o açúcar com canela e asse em forno médio pré-aquecido até que passe pelo teste do palito. DICA: Experimente substituir a maçã por abacaxi ou pêssego em calda (bem escorridos), ou banana picada.

PÃO DE CENOURA
INGREDIENTES: 2 1/2 xíc de creme de arroz / 1 xíc de maisena ou fécula de batata ou uma mistura das duas. / 1 cenoura média / 2 claras de ovo / 1 1/2 cc de emustab (derretido)/ 4 CS de óleo / 1 cc de sal / 1/2 CS de açúcar / 1 cc de fermento biológico instantâneo / 1 xíc de água

MODO DE PREPARAR: Bata a cenoura com a água no liquidificador e reserve.
Numa vasilha coloque as farinhas, as claras, o óleo, o emustab derretido, o sal o açúcar, o fermento e misture bem com as mãos.Numa panela esquente o “suco de cenoura” até ficar morno, despeje sobre a mistura e bata bem com uma colher de pau.Coloque numa forma bem untada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de uma hora. Asse em forno médio pré-aquecido por 15-20 minutos.

PÃO DE FÔRMA
INGREDIENTES: 1 1/2 xíc de creme de arroz / 1/2 xíc de fécula de batata / 1/2 xíc de polvilho doce / 1/2 CS de açúcar / 1 cc de sal / 1 1/2 cc de emustab/ 2 claras de ovo / 4 CS de óleo de canola/ 1 cc de fermento biológico instantâneo(o de pacotinho) / 1 1/4 de xíc de água morna

MODO DE PREPARAR: Numa tigela coloque as farinhas, o sal, o açúcar, o emustab derretido, o óleo a as claras de ovo.Misture bem com as mãos, adicione o fermento e a água, misture bem com as mãos.Coloque numa fôrma para pão untada e cubra com um plástico e um pano de prato e coloque a fôrma sobre uma tigela com água quente, para o pão crescer mais rápido.Deixe crescer por cerca de 1 hora.Pré-aqueça o forno em temperatura média e asse até dourar. DICA:Para obter um pão mais fofinho, substitua o polvilho por maizena,e diminua a água para 1 xic de água morna.

PÃO DE MANTEIGA
INGREDIENTES: 2 xíc de creme de arroz / 1/2 xíc de fécula de batata / 1/2 xíc de polvilho doce / 2/3 xíc de leite em pó / 1 1/2 cc de sal / 2 CS de açúcar
1 1/2 cc de fermento biológico instantâneo / 1 1/3 xíc de água morna / 4 CS rasas de manteiga / 1 cc de vinagre de maçã / 2 ovos inteiros + 2 claras

MODO DE PREPARAR: Misture os ingredientes secos e reserve.Bata os ovos, misture a água, a manteiga (derretida), o vinagre e adicione aos ingredientes secos.Bata ligeiramente com uma colher de pau.Asse em forno médio pré-aquecido até dourar.

RECEITAS DE FARINHAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO
Utilizar a mesma quantidade de farinha usada nas receitas tradicionais.

FARINHA PREPARADA I
1 kg de creme de arroz
330g de fécula de batata
165 g de araruta

FARINHA PREPARADA II
3 xíc de creme de arroz
1 xíc de fécula de batata
1/2 xíc de polvilho doce

FARINHA PREPARADA III
2 xíc de creme de arroz
3/4 xíc de fécula de batata
1/4 xíc de polvilho doce

FARINHA PARA EMPANAR
1 xíc de farinha de mandioca
1 xíc de farinha de milho fina
4 CS de óleo
1 pitada de sal
Preparo: Numa frigideira antiaderente, coloque o óleo e as farinhas, misture bem. Com uma colher de pau mexa o tempo todo até obter uma farofa ligeiramente dourada.Espere esfriar e use para empanar.

RECEITAS DE PASTAS PARA SUBSTITUIR MANTEIGAS E APARECIAR COM PÃO INTEGRAL OU TORRADAS
PASTA DE BERINJELA I
Ingredientes: ½ Kg de berinjelas/ 2 dentes de alho/ 4 colheres de azeite de oliva/ orégano, cheiro-verde e sal a gosto

Preparo: Lavar e furar a berinjela completamente. Levar ao forno quente por ± 01 hora, até a polpa ficar mole. Separar e amassar a polpa. Numa panela, refogar o alho no azeite e acrescentar a polpa de berinjela e os temperos. Refogar um pouco e servir com pão integral.

GUACAMOLE
Ingredientes : ½ abacate médio/ 1 colher ( chá ) de suco de limão/ ¼ colher ( chá ) de alho em pó/ 1 pitada de pimenta

Preparo: Numa tigela, amassar o abacate até alisar. Juntar os ingredientes restantes e mexer bem. Servir com carne ou saladas ou pães integrais.

PASTA DE ATUM I
Ingredientes: 2 latas atum em conserva/ maionese/ cebola(s)/ salsa picada

Preparo: Pique finamente a cebola. Coloque o atum num recipiente de ir à mesa e desfaça com um garfo. Junte a maionese, a cebola e a salsa e misture tudo muito bem. Se pretender pode acrescentar ou não a quantidade de maionese, tornando o paté mais ou menos cremoso.

PASTA DE ATUM II
Ingredientes: 4 batatas cozidas e espremidas/ 1 cenoura crua ralada
cebola batidinha/ 1 lata de atum (coqueiro ralado em óleo )/ suco de limão a gosto/ tempero a gosto ( tempero + arisco limão )/ maionese a gosto

Preparo: Depois da batata cozida e expremida, misture os outros ingredientes e por último a maionese. Poderá ser decorado com salsinha e cebolina.

Fonte: Personal Health

0 comentários:

Postar um comentário