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RECOMENDAÇÕES NUTRICIONAIS PARA CRIANÇAS.

quarta-feira, 13 de março de 2013
1. O que são necessidades nutricionais?
As necessidades nutricionais são determinadas pela quantidade de nutrientes e de energia disponíveis nos alimentos que crianças saudáveis devem consumir para manter suas necessidades fisiológicas em estado ótimo e prevenir deficiências (Franceschini et al, 2002). Para planejar ou avaliar a ingestão alimentar, são necessários instrumentos de normatização, para que se identifiquem quais os grupos de risco nutricional.

2. O que significa DRI?
O termo Dietary Reference Intakes (DRIs) refere-se a valores de referência para as estimativas quantitativas de ingestão de nutrientes e devem ser utilizadas para planejar e avaliar dietas para populações saudáveis. Esta nova abordagem incorporou o conceito sobre o papel dos nutrientes na manutenção da saúde e promoção de qualidade de vida, ou seja, reduzindo o risco do desenvolvimento de doenças crônicas, como osteoporose, câncer e doenças cardiovasculares (Fisberg et al, 2005; IOM, 2000; Barr et al, 2002). A DRI é formada por um grupo de quatro parâmetros de referência de ingestão de nutrientes: RDA (Ingestão Dietética Recomendada); AI (Ingestão Adequada); EAR (Necessidade Média Estimada); UL (Nível Máximo de Ingestão Tolerável), sendo que os dois primeiros são utilizados para determinar metas de ingestão alimentar de indivíduos e grupos populacionais (IOM, 2000).

3. Como prevenir as carências de nutrientes em crianças?
Na infância, devem-se instituir precocemente hábitos alimentares adequados, por meio de uma alimentação equilibrada nutricionalmente, com variedade, proporcionalidade e moderação no consumo dos alimentos.
Esses fatores são fundamentais para a formação do hábito alimentar da criança, que desde cedo deve ter contato com grande diversidade de alimentos e preparações, que por sua vez irão oferecer distintos sabores, cores e texturas (Ctenas, Vítolo, 1999).

4. A adequada orientação aos pais pode influenciar na alimentação da criança?
O padrão alimentar da família reflete nas escolhas das crianças, sendo o primeiro modelo identificado e repetido por elas. A presença de hábitos alimentares e estilos de vida adequados nem sempre é uma realidade, sendo necessário que pais sejam orientados, ampliando e adequando seus conhecimentos sobre nutrição, com o intuito de prevenir os distúrbios nutricionais decorrentes das deficiências ou dos excessos de nutrientes. Os profissionais da saúde poderão guiar a família com novas estratégias neste processo educativo, mostrando inclusive a necessidade de colocar limites para que os exageros não ocorram. Geralmente, as modificações na dieta e comportamento da criança só serão efetivadas se houver mudanças no hábito alimentar e no estilo de vida de toda a família.

Referências
1. Barr SI, Murphy SP, Poos MI. Interpreting and using the dietary references intakes in dietary assessment of individuals and groups. J Am Diet Assoc 2002; 102(6):780-8.
2. Ctenas MLB, Vítolo MR. Crescendo com Saúde - o guia de crescimento da criança. São Paulo, C2 Editora e Consultoria em Nutrição, 1999. p 269.
3. Fisberg RM, Slater B, Marchioni DML, Martini LA. Inquéritos Alimentares - Métodos e bases científicos. Barueri, SP: Manole, 2005. p334.
4. Franceschini SCC, Priore SE, Euclides MP. Necessidades e recomendações de nutrientes. in: Cuppari L. Guia de Nutrição: nutrição clínica no adulto. São Paulo: Manole, 2002
5. Institute of Medicine, (IOM). Dietary Reference Intakes:applicatins in dietary assessement. Washington, D.C., National Academy Press, 20001.
 
Fonte: Unilever Health Institute, Dra. Rose Vega Patin. Acesso em 13/03/2013.

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