Google Analytics Alternative

CONSUMO DIÁRIO DE CARNE VERMELHA AUMENTA O RISCO DE MORTE EM 20%.

quarta-feira, 13 de março de 2013
Ingerir uma porção diária de carne vermelha processada pode aumentar o risco de morte prematura em até 20%. É o que sugere um estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
 
A pesquisa, publicada no jornal Archives of Internal Medicine, oferece evidências de que o consumo de carne vermelha aumenta o risco de doenças cardíacas e câncer. Além disso, sugere que substituí-la por peixe e carne de aves pode reduzir o risco de morte.
 
Para o trabalho, a equipe analisou informações de 37.698 homens e 83.644 mulheres durante 22 e 28 anos, respectivamente. Os participantes foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares a cada quatro anos.
 
Uma combinação de 23,926 mortes foram documentadas nas duas análises, das quais 5.910 eram de doença cardiovascular e 9.464 de câncer.
Os resultados mostraram que aqueles que comiam uma porção diária de carne vermelha sem processamento (carne comum) registraram um risco 13% maior do que aqueles que não consumiam o alimento com tanta frequência.
 
Segundo os pesquisadores, se a carne vermelha consumida era processada, o risco de morte prematura aumentava em 20%.
A carne vermelha, especialmente a processada, contém ingredientes que têm sido associados ao aumento do risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer. Estes incluem a gordura saturada, sódio, nitritos, e certos agentes cancerígenos que são formados durante o cozimento.
 
No entanto, a substituição da carne vermelha por nozes levou a uma redução de 19% no risco de morte, enquanto que o consumo de grãos inteiros e aves reduziram o risco em 14%. Já o consumo de peixes fez cair o risco em 7%.
 
"Este estudo fornece evidências claras de que o consumo regular de carne vermelha contribui substancialmente para a morte prematura. Por outro lado, a escolha de fontes mais saudáveis de proteína no lugar de carne vermelha pode trazer benefícios significativos para a saúde, reduzindo a mortalidade por doenças crônicas", afirma o autor sênior, Frank Hu.
 
Fonte: I Saúde, Consumo diário de carne vermelha aumenta risco de morte em 20%. Estudo sugere que a carne, em especial a processada, contém ingredientes que favorecem aparecimento de doenças cardíacas e câncer. Acesso em 13/03/2013.

0 comentários:

Postar um comentário