Google Analytics Alternative

CONSUMO EXCESSIVO DE SAL E RISCO DE MORTES POR DOENÇAS CARDÍACAS.

sexta-feira, 22 de março de 2013
O consumo excessivo de sal contribuiu para 2,3 milhões de mortes por ataques cardíacos, derrames e outras doenças relacionadas ao coração em todo o mundo em 2010, de acordo com pesquisa apresentada na American Heart Association?s Epidemiology and Prevention/Nutrition, Physical Activity and Metabolism 2013 Scientific Sessions.
 
Pesquisa mostra que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
Os pesquisadores analisaram 247 estudos sobre a ingestão de sódio por adultos, separados por idade, sexo, região e país entre 1990 e 2010 como parte do 2010 Global Burden of Diseases Study, pesquisa colaborativa internacional realizada por 488 cientistas de 303 instituições de 50 países ao redor do mundo.
 
Em seguida, eles determinaram como a quantidade de sódio que as pessoas consumiam estava afetando o risco de doença cardiovascular, através da realização de uma análise de 107 estudos aleatórios que mediram como sódio afeta a pressão arterial, e uma análise de como essas diferenças na pressão sanguínea estão relacionadas com o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, em comparação com o consumo de mais de 1 mil miligramas por dia de sódio, o que os investigadores definiram como uma quantidade ótima de sódio para adultos.
 
A doença cardiovascular inclui todas as doenças do coração e dos vasos sanguíneos, incluindo acidente vascular cerebral.
Os resultados mostraram que quase 1 milhão dessas mortes, 40% do total, eram prematuras, ocorrendo em pessoas de 69 anos de idade e mais jovens. Cerca de 60% das mortes ocorreram em homens e 40% em mulheres.
 
Ataques cardíacos causaram 42% das mortes e acidentes vasculares cerebrais, 41%. O restante resultou de outros tipos de doença cardiovascular.
Segundo os pesquisadores, 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda.
 
"Medidas de saúde pública globais e nacionais, tais como programas abrangentes de redução de sódio, poderiam salvar milhões de vidas", afirma o principal autor da pesquisa Dariush Mozaffarian, da Harvard School of Public Health.
 
Entre os 30 maiores países do mundo, aqueles com as maiores taxas de mortalidade (por milhão de adultos), devido ao excesso de sódio consumindo foram: Ucrânia 2.109; Rússia 1.803; e Egito 836.
 
Fonte: I Saúde, Pesquisa liga excesso de sal a 2,3 milhões de mortes por doença cardíaca em 2010. Dados mostram que 84% dessas mortes devido ao consumo excessivo de sal ocorreram em países de baixa e média renda. Acesso em 22/03/2013.

0 comentários:

Postar um comentário