Google Analytics Alternative

ANTIOXIDANTES PODEROSOS DO AÇAÍ.

sexta-feira, 15 de março de 2013
Açaí: planta medicinal com efeito antioxidante, vasodilatador, antiinflamatório, tônico, energético, entre outros. Seu uso interno é indicado principalmente na prevenção de doenças cardíacas e derrames. Também é utilizado externamente, geralmente em produtos cosméticos.

Nomes Nome em português: Açaí (açaí-do-pará, açaizeiro, assai, piná) Nome latim: Euterpe oleracea Mart Nome inglês: Açaí palm; açaí berry Nome françês: Açaí Nome alemão: Açaí Nome Italiano: Açaí Família Arecaceae.

Constituintes Ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas. Partes utilizadas Frutos (geralmente em polpa após processado) Efeitos do açaí - propriedades açaí - benefícios do açaí A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

Outros efeitos do açaí são: saciedade, fortalece o sistema imunológico, tônico natural, vasodilatador, reposição energética e fonte de ferro. Apesar de agir diminuir a resistência insulínica, existem dúvidas sobre se a planta auxilia ou não no tratamento de diabetes, devido à alta quantidade de glicose presente em sua composição. Desta forma, ainda não existe um consenso sobre estes efeitos e uma possível indicação. Indicações do açaí - colesterol alto - prevenção de arterosclerose, doenças cardiovasculares (com infarto do coração) e derrame cerebral (AVC) - prevenção de alguns tipos de cânceres - doenças do fígado, como esteatose (gordura no fígado) e icterícia (medidas complementares) - artrite, obesidade (medida complementar que ajuda a prevenir danos causados por substâncias inflamatórias) Devido ao seu alto valor nutritivo e calórico, acredita-se ser indicado em casos diarréia, anemia e falta de energia (fadiga).

Efeitos secundários do açaí Devido a seu alto valor calórico pode ocasionar aumento de peso se ingerido rotineiramente em grandes quantidades. Recomenda-se o consumo de no máximo 300mL de suco ou uma tigela pequena por dia.

Contra-indicações do açaí Contra indicado em casos de diabetes (especialmente se misturado a xaropes) e em grande quantidades para obesos. Por ser altamente cakórico, não é recomendado a adição de xaropes em excesso e outros produtos ricos em açúcar. Interações do açaí Desconhecemos Preparações à base de açaí Uso interno - Decocção das raízes - Vinho ou suco da polpa do fruto - Polpa do fruto pura - Sorvetes, doces, geléias ou com farinha - Palmito cru - Cápsulas Uso externo - Palmito em forma de pasta - Óleo das amêndoas do fruto - Cosmético: Sabonetes, xampus, óleos para o corpo e cremes.

Onde cresce a açaizeiro? O açaizeiro, como é chamada a árvore do açaí, apresenta frutas pequenas e redondas, de cor roxa escura. Nasce em touceiras, ou seja, de uma mesma raiz crescem vários pés e trata-se de um arbusto perene, originário da floresta tropical Amazônica, atualmente encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. Quando colher o açaí ? A produção ocorre o ano inteiro, mas devido à diminuição das chuvas, a safra maior acontece entre agosto e dezembro, quando os frutos estão pretos e opacos. Observações A poupa do açaí apresenta sabor forte, marcadamente ácido. Seu fruto é consumido somente após processamento, pois o sabor do fruto puro é relativamente ruim e apresenta pouca parte comestível.

O açaí geralmente é comercializado congelado, pois por possuir muitos lipídios, fermenta rapidamente em temperatura ambiente (aproximadamente 24 horas). Devido a seus inúmeros nutrientes, capazes de suprir quase todas as necessidades do corpo humano o açaí é atualmente referido como superalimento. O açaí é um dos principais produtos extraídos da Amazônia, além de ser utilizado para consumo interno, uma grande parte é exportada para diversos países do mundo inteiro. Mas não é só seu fruto que é utilizado, as folhas são utilizadas para fazer cestas, chapéu e outras formas de artesanato, enquanto sua madeira pode ser utilizada em construções.

Existem estudos desde 2005 que comprovam sua atividade antioxidante e antiinflamatória, devido sua alta capacidade antioxidante in-vitro. Em 2006, um estudo indicou o efeito proapopitotico e antiproliferativo de algumas células cancerosas da leucemia. Já em 2008, foram publicados estudos em humanos que demonstraram um potencial efeito antioxidante e antiinflamatório.

Também foi comprovado, em 2010, que o açaí melhora o perfil lipídico, aumentando o colesterol bom (HDL) e diminuindo o colesterol ruim (LDL), além de ter um efeito preventivo de arterosclerose (estudo publicado em 2012). Além disso, em 2012, foram publicados estudos que indicaram um possível efeito protetor em células do cérebro, o que poderia levar a uma melhora das funções cognitivas e motoras, e um possível efeito protetor contra inflamações no pulmão de fumantes.

Fonte: Cria Saúde, acesso em 15/03/2013.

0 comentários:

Postar um comentário