Google Analytics Alternative

CONSUMIR ÔMEGA 3 PODE REDUZIR O RISCO DE PÓLIPOS DE CÓLON EM MULHERES.

sexta-feira, 1 de março de 2013
Mulheres que comem pelo menos três porções de peixe por semana têm um risco reduzido de desenvolver alguns tipos de pólipos de cólon. É o que apontam pesquisadores do Vanderbilt-Ingram, nos Estados Unidos.

A pesquisa liderada pelo
professor adjunto de medicina Harvey Murff, foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

Segundo o estudo, realizado com mais de 5.300 voluntários, as gorduras omega-3 encontrada em peixes reduzem a inflamação e ajudam a proteger contra o desenvolvimento de pólipos de cólon, que podem evoluir para câncer.

O câncer colorretal é o quarto câncer mais comum e a segunda causa de morte relacionada ao câncer nos Estados Unidos.

Os participantes do estudo responderam a um questionário de frequência alimentar para determinar a frequência com que comiam peixe, e os investigadores obtiveram amostras de urina de alguns dos pacientes para medir biomarcadores para uma hormona relacionada com a inflamação.

As mulheres que comeram o equivalente a três porções de peixe por semana tiveram uma redução de 33% no risco de pólipos do cólon. Elas também tinham um nível mais baixo de uma hormona chamada prostaglandina E2, que está ligada à inflamação.

Murff observa que o óleo de peixe parece ter o mesmo efeito benéfico como a aspirina na redução da inflamação e isto pode proteger contra a formação de pólipos.

As mulheres que comeram mais peixes tiveram menor número de pólipos e tinham menores níveis de prostaglandina E2, que sugere que os resultados podem ser descobertas reais e não apenas um acaso estatístico, diz Murff.

No entanto, o efeito verificado em mulheres não é verificado em homens.

De acordo com os pesquisadores, a diferença entre homens e mulheres pode ser ligada à
dieta. Mesmo que os homens comam mais ácidos graxos ômega-3 também podem estar comendo mais ômega-6 ácidos graxos, que podem embotar o efeito, disse Murff.

Omega-6 gordos, que são encontradas em carnes, grãos e óleos de sementes, incluindo óleo de cártamo, milho e girassol, podem neutralizar o efeito protetor do ômega-3 ácidos graxos.
 
Fonte: I Saúde, Gorduras omega-3 de peixe reduzem risco de pólipos de cólon em mulheres. Mulheres que comem pelo menos três porções de peixe por semana têm risco reduzido de desenvolver alguns tipos de pólipos do cólon. Acesso em 01/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário