Google Analytics Alternative

CACAU ENRIQUECIDO COM EPICATEQUINA MELHORA FUNÇÃO MUSCULAR.

terça-feira, 5 de março de 2013
Ensaio clínico conduzido por pesquisadores da University of California e do VA San Diego Healthcare System (VASDHS), nos Estados Unidos, descobriu que pacientes com insuficiência cardíaca avançada e diabetes tipo 2 apresentaram melhora na estrutura mitocondrial após três meses de tratamento com cacau enriquecido com epicatequina - flavonoide encontrado no chocolate escuro.
 
Resultados do estudo inicial levaram à implementação de um ensaio clínico maior, controlado com placebo na University of California e no VASDHS para avaliar se os pacientes com insuficiência cardíaca e diabetes apresentaram melhora na sua capacidade de se exercitar quando tratados com cacau rico em epicatequina.
 
O estudo, publicado na revista Clinical and Translational Science observou cinco pacientes profundamente doentes com grandes danos às mitocôndrias do músculo esquelético. As mitocôndrias são estruturas responsáveis pela maior parte da energia produzida nas células. Estas "células de combustível" são disfuncionais, como um resultado tanto do diabetes tipo 2 quanto na insuficiência cardíaca, levando a anormalidades no músculo esquelético. Nos pacientes com insuficiência cardíaca e com anormalidades do diabetes no coração e no músculo esquelético leva à capacidade funcional comprometida. Estes pacientes geralmente se queixam de falta de ar, de falta de energia e têm dificuldade para andar até mesmo distâncias curtas.
 
Os participantes no ensaio consumiram barras de chocolate escuro e uma bebida com um teor de epicatequina total de cerca de 100 mg por dia durante três meses. As biópsias do músculo esquelético foram realizadas antes e após o tratamento. Após o tratamento de três meses, os pesquisadores observaram mudanças no volume de mitocôndrias e a abundância de cristas, que são compartimentos internos das mitocôndrias, que são necessários para o funcionamento eficiente das mitocôndrias, e mensuráveis por microscopia eletrônica.
 
"As cristas foram severamente danificadas e diminuíram em quantidade nestes pacientes. Depois de três meses, nós vimos a recuperação - os números de cristas voltando aos níveis normais, e o aumento em vários indicadores moleculares envolvidos na produção de mitocôndrias novas", disse um dos pesquisadores seniores, Francisco J. Villarreal, especialista em cardiologia da UC San Diego.
 
Os resultados, que imitaram estudos anteriores que mostram melhora na musculatura esquelética e na função do músculo cardíaco em modelos animais após o tratamento com epicatequina, foram promissores o bastante para levar ao estudo mais amplo.
 
Fonte: I Saúde, Cacau enriquecido com epicatequina melhora função muscular. Composto presente no chocolate escuro auxilia tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2. Acesso em 05/03/2013.

0 comentários:

Postar um comentário