Google Analytics Alternative

ESCOLHA AS GORDURAS CORRETAS PARA OBTER SAÚDE.

quarta-feira, 27 de março de 2013
A gordura dos alimentos confere um poder surpreendente às suas células. A atividade biológica de uma célula – portanto, sua propriedade de promover ou desestimular os processos das doenças – frequentemente sustenta-se em um equilíbrio frágil de ácidos graxos derivados dos alimentos dentro da célula. Isso significa que o tipo de gordura que você come tem consequências enormes para sua saúde geral.
 
Novas pesquisas mostram que a ingestão de qualquer tipo degordura detona fogos bioquímicos de complexidade singular nas células. O resultado pode ser o envio de mensageiros semelhantesa hormônios que estimulam inflamações, respostas imunológicas, coágulos sanguíneos, dor de cabeça, constrição dos vasossanguíneos, dor e crescimento de tumores malignos. Por outro lado,determinadas gorduras incitam as células a produzirem elementos químicos que dissolvem coágulos sanguíneos indesejados, combatem a dor nas articulações e frustram as células cancerosas. Embora a farmacologia da gordura seja um processo muito complexo, envolvendo enzimas, muitas etapas metabólicas e um equilíbrio delicado de gorduras na célula, apresenta possibilidades sensacionais para a detenção do avanço das doenças e sua melhora.
 
Conhecer como a gordura atua sobre determinadas funções celulares críticas depende de duas grandes descobertas recentes. Primeiro veio da descoberta de que inúmeros processos físicos,c omo os coágulos sangüíneos e as inflamações, são amplamentecontrolados por substâncias semelhantes a hormônios,extremamente potentes – prostaglandinas, tromboxanos eleucotrienos – chamadas coletivamente deeicosanóides. Assim, mais significativo até, os pesquisadores descobriram que a matéria-prima desses vigorosos mensageiros eicosanóides é feita da gordura dos alimentos. Em outras palavras, a dieta alimentar serve como matéria-prima dos ácidos graxos para as fábricas de células, que produzem esses importantíssimos eicosanóides. Eles podem ser biologicamente amigáveis ouperigosos. De qualquer forma, a grande mensagem é: você podemanipular os níveis e a atividade biológica dos eicosanóides quecirculam no seu corpo através do tipo de gordura que ingere.
 
VOCÊ É A GORDURA QUE INGERE
Logo depois que você ingere a gordura, ela aparece nasmembranas de suas células, onde seu destino metabólico édeterminado. Embora os ácidos graxos sejam provenientes demuitas variações sutis de arranjos moleculares, duas categoriasprincipais são de grande importância na formação doseicosanóides: os ácidos graxos ômega-3, concentrados na vidamarinha e em algumas plantas da terra, e os ácidos graxos ômega-6, concentrados em óleos vegetais como o óleo de milho, óleo deaçafrão ou girassol, e em alguns animais.
 
Quando consumimos ácidos graxos ômega-6 provenientes de um pedaço de carne ou do óleo de milho, eles ficam propensos a setransformarem em uma substância chamada ácido araquidônico que, por sua vez, libera substâncias altamente inflamatórias oupromove o espessamento do sangue ou a constrição vascular. A gordura proveniente dos frutos do mar é radicalmente diferente e mais benigna. Seus ácidos graxos ômega-3 estão aptos a serem transformados em substâncias que combatem o acúmulo de plaquetas, dilatam os vasos sanguíneos e reduzem inflamações e danos às células.
 
Uma vez que os alimentos são feitos de misturas de ômega-3 e ômega-6, obviamente esses dois ácidos graxos estão continuamente dando instruções contraditórias às células. A predominância de um ou outro – os que promovem a saúde ou os que promovem a doença – depende da proporção entre os dois ácidos graxos em sua alimentação e, assim, em suas células, como afirma William E. M. Lands, Ph.D., um pesquisador prioneiro doóleo de peixe e ex-professor de bioquímica da Universidade de Illinois, em Chicago. Se as suas células estiverem repletas de ácidos graxos ômega-6, a provisão excessiva de prostaglandinas superativas está pronta para atacar furiosamente, gerando doenças. Se você tiver ácidos graxos ômega-3 suficientes, eles podem checar ou refrear o motor araquidônico que está liberando os eicosanóides geradores de doenças.
 
Fonte: Jean Carper. COISAS QUE VOCÊ NUNCA IMAGINOU QUE AGORDURA PUDESSE FAZER POR VOCÊ.

0 comentários:

Postar um comentário