Google Analytics Alternative

ALIMENTOS PARA O BOM HUMOR.

sexta-feira, 22 de março de 2013
Veja quais são os alimentos que podem ajudar a melhorar o bom humor, estresse e situações do dia a dia:
Sente-se fraco e sem energia
Um pote de açaí fornece vigor ao corpo com rapidez porque tem alto teor de gorduras insaturadas, além de carboidratos e açucar. A banana também é ótima por vários motivos. Primeiro contém três açucares naturais-glicose,frutose e amido, todos fornecedores de energia. A fruta com a cara do Brasil melhora ainda o estado de ânimo, a fruta tem grande quantidade de ferro, que estimula a produção de hemoglobina, auxiliando nos casos de anemia. Coma uma pela manhã e outra à tarde.

Tem uma prova importante
A ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de tripofano no cérebro. Lá, essa substância é transformada em serotonina, neurotransmissor com substâncias químicas calmantes. Então coma um bom prato de macarrão antes, ou, se for pela manhã, um pãozinho com manteiga tem o mesmo efeito. Se a prova for longa, leve uvas-passas para garantir energia durante sua execução. A fruta seca é mais fácil de consumir e fornece mais energia extra. Duas colheres de (sopa) são suficientes.
 
Vai fazer uma apresentação em público
Em primeiro lugar é preciso combater a timidez. O açucar simples, a sacarose leva a liberação de endorfinas no organismo. A substância aumenta a sensação de bem-estar e de segurança, por isso preferimos doces nos períodos de estresse.
Então, antes de qualquer apresentação, coma um docinho: um quindim, um brigadeiro. Mas não exagere para não ter uma dor de barriga. Tratada a timidez, é hora de melhorar a voz."Para isso tome uma xícara de chá de casca de maçã com canela, que garante cordas vocais mais lubrificadas e melhor dicção", diz a nutricionista Vanderli Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição (Apan).
 
É preciso tomar uma decisão
Neste caso, é melhor ficar alerta. O melhor é optar por alimentos que estimulem a função cerebral. A castanha-do-brasil, rica em selênio e zinco, cumprem essa função. Assim como 30 gramas de semente de girassol ou gergelim acrescentadas na salada. Se optar pela carne, um bife de 100g é suficiente ou vai recarregar seu sistema digestório. Em casos que estamos pressionados a tomar uma decisão, é comum que a digestão dos alimentos fique comprometida. Alimentos ricos em gordura devem ser evitados, dando o lugar aos de fácil digestão, como sopas e vegetais.
 
Tem uma reunião importante à tarde
Tudo o que você não quer é correr o risco de cair no sono,certo? Então, opte por alimentos ricos em proteínas de fácil digestão como duas colheres (sopa) de queijo cotagge, um pote de iogurte ou 100 gramas de soja um pouquinho antes. Bebidas que dão energia também podem ajudar. Coloque no copo ou na xícara uma dose de café, guaraná ou chá verde. Os dois primeiros contém cafeína, que ajuda a manter o sistema nervoso alerta. O chá-verde acelera o metabolismo e o extrato da folha contém antioxidantes como as catequinas e os plifenóis, que potencializam o efeito da cafeína. Uma dose de um deles já promove o efeito desejado.
 
Está absolutamente estressado e precisa relaxar
Comece por pães, frutas e vegetais com amido, como batata e milho. Esses alimentos aumentam a produção de serotonina, que ajuda a acalmar. Sabe aquele chocolatinho escondido no fundo da dispensa para momentos especias? Ele vai te ajudar a relaxar. O chocolate, principalmente o amargo, ajuda a reduzir a produção de hormônios do estresse. Comer 40g de chocolate tem o poder de reduzir o cortisol e as catecolaminas no organismo-substâncias que inundam o corpo em situações de estresse. Coma os tais 40g ou uma barra pequena para sentir seus efeitos.
 
Fonte: Viva Saúde, Dieta do Bom Humor. Acesso em 22/03/2013.

0 comentários:

Postar um comentário